terça-feira, 27 de outubro de 2015

Stevia - Adoçante Natural, 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar





Stevia – o adoçante natural

 Poder sentir o sabor doce sem ter as consequências calóricas é o sonho de muitos. Prova disso é a quantidade de produtos Light sem açúcar que usam adoçantes. A industria alimentar há muito que percebeu isso, e desde há muitos anos que criou diferentes produtos químicos artificiais com o objetivo de adoçar sem calorias. Mas a natureza já nos tinha brindado com um produto desses: chama-se stevia, e é um adoçante natural.

O que é o stevia?
O stevia é uma planta da família do girassol, e o seu nome científico é Stevia rebaudiana. É originária das zonas tropicais e subtropicais do Continente Americano, e as suas folhas já eram usados há muito tempo (pensa-se que há mais de 1500 anos). Atualmente esta planta já é cultivada em diferentes pontos do mundo.

Nas folhas de stevia já foi possível isolar os compostos responsáveis pelo seu sabor doce: chamam-se esteviosídeo e rebaudiosídeo e são considerados glicosídeos. Estes compostos têm um poder edulcorante 250 – 300 vezes superior ao açúcar comum (a sacarose), são estáveis ao calor e ao pH, e não são fermentáveis. Pode por isso ser usado em bebidas quentes e em diferentes sobremesas que tenham de ser cozinhadas. Porque não tem açúcar, não aumenta os níveis de açúcar no sangue, não contem calorias e não provoca cáries.

São estes glicosídeos steviol que são isolados e vendidos sob diferentes formas nos diferentes produtos de stevia já disponíveis no mercado nacional.

Como usar:
 O stevia pode ser encontrado em pastilhas, em pó ou em liquido. Como as concentrações são distintas, convém ler as recomendações do produtor. Pode ainda usar diretamente as folhas caso tenha a planta em casa (já é possível compra-la em diferentes locais). Para isso corte as folhas em pedaços muito pequenos e junte-as à bebida que pretende adoçar (1 colher de sopa de folhas picadas é mais que suficiente).

Cuidados a ter:
 Apesar da ausência de calorias, os produtos atualmente disponíveis com stevia podem ter outros excipientes como lactose, ou maltodextrina (um amido), dai que se o seu interesse é controlar a ingestão de hidratos de carbono, é conveniente ler corretamente os rótulos.

Como para qualquer outro produto alimentar, o consumo moderado é sempre um excelente conselho. Pois uma coisa é usar o stevia 1 – 3 vezes por dia, outra é usar quantidades exageradas todos os dias!

Apesar da ausência de efeitos secundários, o stevia lutou bastante para conseguir um lugar ao lado dos adoçantes artificiais: provavelmente pela competição direta que faria a estes últimos, e por possuir uma característica impossível de obter pelos outros – ser natural e impossível de ser patenteado (as patentes só são possíveis de obter para produtos inovadores, que não existem em natureza). Só em 2011 é que foi aprovado o seu uso na Europa e até 2008 era vendido nos estados unidos apenas com a designação de suplemento alimentar (não podendo ser designado como adoçante.

 EsmeraldAzul 

Stevia é um género botânico pertencente à família Asteraceae
A Stevia é um pequeno arbusto (pode atingir 30 a 90 cm de altura) perene que pertence à família dos crisântemos e é nativo da América do Sul. As suas folhas são compridas e ovais, com orlas serrilhadas e produz pequenas flores brancas.

A Stevia na Cozinha:

Stevia - Utilização e benefícios para a saúde:  

A planta Stevia é um adoçante natural não calórico, contém edulcorantes naturais e a sua folha (seca) é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana e o extrato "steviosídeo" ( pó branco, essência das suas folhas ) é até 300 vezes mais doce.
1 Colher de sobremesa cheia = cerca de 2,5g de stévia = 800 g de açúcar 1 Colher de sobremesa rasa = cerca de 1,5g de stévia = 400-450 g de açúcar 1/2 Colher de sobremesa rasa = cerca de 0,75g de stévia = 200 g de açúcar 1/4 Colher de sobremesa rasa = cerca de 0,38g de stévia = 100 g de açúcar

Os principais benefícios desta planta são:

A Stevia oferece aos consumidores vários possíveis benefícios para a saúde:
  • É um adoçante saudável para diabéticos - estudos demonstraram que pode ter efeitos benéficos nos níveis de insulina e glicose no sangue.
  • Não contém calorias - ajuda ao combate da obesidade, sendo que uma porção de 100 mg contém menos de meia caloria, e para além disso atenua a necessidade/desejo de comer.
  • Não altera o nível de açúcar no sangue.
  • Não é tóxica.
  • Inibe a formação da placa e da cárie dental - frui de conteúdo elevado em vitamina C e em clorofila, que reduzem o crescimento indesejado de bactérias na boca (protege do sangramento, inflamações das gengivas, cáries e tártaro).
  • Não contém ingredientes artificiais.
  • Pode ser usada para cozinhar.
  • Pode ser usada a nível cosmético - é usada em cremes, tornando a pele mais macia e firme, combate as impurezas, tonifica a pele e corrige as rugas.

Aplicações culinárias:

Esta planta, originalmente denominada como "erva doce", possui várias utilidades na alimentação, sendo que pode ser uma substituta do açúcar, podendo usá-la no café, sobremesas, chás, sumos, gelados, pratos assados ou cozidos.

Como utilizar a Stevia:

Como açúcar/adoçante
Líquido: leve as folhas até perto do ponto de fervura e pode usar essa água para adoçar chá, café, infusões ou bolos. 
Seca: Pode ainda deixar secar as folhas ao ar livre em dias de Verão, evitando a exposição direta ao sol, ou pendurando plantas inteiras ou ramos de cabeça para baixo numa zona quente.
Folhas Frescas: Use como se de outro tempero de tratasse, adicione-as numa salada de fruta ou num chá para dar um agradável paladar. Use-a também na comida! Coque-a durante o cozimento ou no final, mas enquanto ela ainda está quente. Fica bem em molhos de churrasco, moho agridoce, sopas, temperos de saladas, etc.

Cuidados de Cultivo da Stevia

A Stevia gosta de solos húmidos, mas nunca encharcados. Assim, deve regá-lo várias vezes, mas com pouca água. Prefere solos ricos em matéria orgânica e com boa drenagem.
Não deve estar num local onde alcance luz solar direta, no entanto deve ser um lugar luminoso e morno/quente. Pode transplantá-la para um vaso maior (qualquer estação do ano) ou para o jardim (meses mais quentes). 
Temperatura aconselhável para esta planta:
A Stevia é proveniente de países tropicais e não sobrevive em temperaturas baixas.


Sem comentários: