De acordo com uma pesquisa realizada pela Birds Eye, empresa americana de vegetais congelados, durante cerca de 16 dias, tempo entre a colheita até chegar ao fornecedor, mais o tempo que ficam nas gôndolas, os vegetais perdem parte dos nutrientes (de 10% a 45%, dependendo do legume). Por isso, muitos dizem que o ideal seria congelar os vegetais assim que estes forem colhidos, mas como isso não é possível, tente fazer isso sempre que comprar.
Nem todos podem ser congelados, por exemplo o tomate, rabanete e pepino. A batata, por sua vez não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém, absorve muita água, amolece, esfarela e escurece. Então o certo é congelar na forma de purê, bolinhos ou suflês.
Para que os vegetais mantenham sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes, para congelar é preciso fazer a técnica de “branqueamento” para inibir a ação das enzimas e preservar os nutrientes do alimento. Você deve limpar e descascar os vegetais, escaldar em água fervente ou no vapor (nunca deixar cozinhar totalmente) e assim que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico.
A tabela a seguir uma mostra o tempo ideal para cozinhar cada alimento na técnica de branqueamento, e quanto tempo dura congelado:
*Vagem = Feijão verde
Fonte: Reprodução FazFácil
vegetariamo
Sem comentários:
Enviar um comentário