Se tiver uma horta em casa esta é uma forma muito útil e económica de não desperdiçar vegetais. Conservar legumes e vegetais em picles permite-lhe manter a sua colheita comestível durante muito tempo.
Existem vegetais mais adequados à conserva em picles do que outros no entanto o processo acaba por ser semelhante. Os pepinos adaptam-se bem a este tipo de preservação pelo que são dos mais utilizados.
O que precisa?
- 8 Pepinos cortados longitudinalmente
- 1 litro de vinagre
- 2,5 litros de água
- 75 gr de sal grosso
- 16 dentes de alho
- 1 ramo grande de endro fresco
- Jarras estanques ao ar
- 2 panelas grandes
-Tomates cortados em quartos (facultativo)
Para que a preservação seja bem sucedida deve ter sempre em atenção a higiene e esterilização de todo o material. É muito importante que siga o processo rigorosamente para evitar contaminação ou apodrecimento dos seus picles.
Depois de cortar, lave os legumes em água corrente e deixe-os repousar mergulhados em água gelada. Numa bacia junte cubos de gelo à água para a manter sempre fria. Deixe os vegetais submersos nesta água no mínimo 2 horas e não mais de 8. As diferenças de temperatura vão garantir o sucesso das suas conservas por isso é essencial que seja rigoroso.
Vá renovando o gelo à medida que se vai derretendo.
Numa panela grande misture o vinagre, a água e o sal. Deixe ferver até que todo o sal esteja bem dissolvido na água.
Esterilize todo o material que vai utilizar.
Deve iniciar o processo de esterilização quando ja tiver tudo pronto para começar a encher as suas jarras.
Ponha de lado todos os utensílios que tenciona utilizar, inclusive as jarras herméticas onde vai guardar os seus picles tal como as suas respetivas tampas, lave-os bem com água e detergente e de seguida, numa panela grande aqueça água suficiente para submergir os objetos. A cerca de 180ºC mantenha a água quase no ponto de fervura com os utensílios lá dentro por cerca de 10 minutos.
Ao remover os objetos tenha cuidado para não tocar com as mãos ou com qualquer outro utensílio não esterilizado.
Deve utilizar o material quando ele ainda está quente.
Retire as jarras da panela e coloque 2 dentes de alho cortados em metade. De seguida adicione um pouco de endro. Encha o resto da jarra com os pepinos e no final adicione um pouco mais de endro.
O endro é uma erva aromática medicinal que contém propriedades depurativas , anti inflamatórias e anti sépticas o que vai ajudar a preservar melhor a conserva.
Depois de cheio, deite a mistura de sal vinagre e água ainda quente em cada frasco.
Com uma espátula não metálica retire as bolhas de ar de dentro de cada frasco pressionando os vegetais.
Enquanto enche as jarras mantenha as tampas na água quente pois só vão ser utilizadas no final.
Encha bem cada jarra e feche com a tampa deixando sempre alguma folga para que o ar quente se expanda. Se o frasco estiver demasiado cheio a tampa vai-se deformar quando ferver as jarras fechadas (passo seguinte).
Mergulhe as jarras fechadas em água quente. Tente submergi-las o mais possível. O ideal será que a imersão seja total (1 ou dois centímetros acima da tampa).
Marque num cronómetro ou temporizador o tempo e deixe ferver durante 15 minutos. Não deve ultrapassar o tempo previsto de fervura.
Retire os jarros e deixe arrefecer ao ar num local fresco durante 12 a 24 horas.
Guarde as suas conservas num sítio fresco e escuro.
Importante!
As conservas caseiras aó devem ser abertas no mínimo após 8 semanas e devem ser consumidas no máximo no espaço de 1 ano. Convém escrever nas jarras a data de confeção para que saiba sempre quando as deve abrir e se estão em boas condições para serem consumidas ou não.
Sem comentários:
Enviar um comentário