Um novo estudo da universidade americana de Harvard aponta que pessoas que comem pelo menos duas porções de arroz integral por semana reduzem em cerca de 10% as chances de desenvolverem diabetes do tipo 2, quando comparados a pessoas que comem arroz normal.
Já aqueles que comem arroz branco ao menos cinco vezes por semana, apresentam 20% mais chances de desenvolverem a doença do que aqueles que comem esse tipo de arroz uma vez ao mês.
As estatísticas ainda apontam que aqueles que substituem ao menos 1/3 do arroz branco pelo arroz integral por dia, já apresentam uma diminuição de 16% nas chances de desenvolver o diabetes tipo 2. Uma porção equivale a uma xícara de arroz cozido.
Este não é o primeiro estudo a culpar o arroz branco pelo diabetes tipo 2. Em 2007, um estudo chinês apontou que mulheres de meia-idade que comem grandes quantidades de arroz branco ou outros carboidratos refinados também têm mais chances de desenvolverem a doença, quando comparadas com mulheres que comem menos esses ingredientes.
Segundo o médico Dr. Qi Sun, do Brigham and Women's Hospital -- afiliado à Harvard --, este é o primeiro estudo a distinguir o consumo de arroz integral e branco nos Estados Unidos, onde o grão não é a base da alimentação dos americanos.
"Basicamente, é mostrado que o consumo de arroz branco -- mesmo que em pequenas porções -- está associado ao aumento das chances", disse o médico. "É recomendado que o arroz branco seja substituído pelo integral ou por outros grãos integrais".
Os pesquisadores analisaram o consumo de 39 mil homens e 57 mil mulheres, com idades entre 26 e 87 anos. Os analisados responderam o primeiro questionário em 1986, quando o estudo começou, e atualizavam suas informações a cada quatro anos. No decorrer do estudo, mais de 10 mil participantes contraíram o diabetes tipo 2.
O Dr. Qi conta que há diversas explicações para o arroz integral ser mais saudável que o branco, entre ela que o primeiro possui um índice glicêmico mais baixo que o segundo. O arroz integral ainda possui nutrientes importantes como magnésio (que é perdido durante o processo de refinamento) e também contém muita fibra. Estudos anteriores concluíram que esses nutrientes são protetores contra o diabetes, disse o médico.
Receitas
Receitas
Sem comentários:
Enviar um comentário