domingo, 20 de março de 2016

O que comer na Intolerância à frutose


A intolerância à frutose é a dificuldade de absorver alimentos que têm este tipo de açúcar na sua composição, como frutas, legumes e vegetais, e, por isso, quando são consumidos provocam sintomas como enjoo, vômitos, suor, diarreia e inchaço na barriga. 
A causa para a má absorção de frutose pode ser hereditária, por isto alguns bebês já manifestam sintomas logo cedo, mas, também, pode ser contraída ao longo da vida, devido a alterações intestinais que causam dificuldade na digestão desta substância.

Dieta para intolerância à frutose

Para aliviar os sintomas da intolerância à frutose, é recomendado evitar o consumo deste açúcar, que está naturalmente presente em diversos alimentos, como frutas, legumes, vegetais e mel.
Além disso, a frutose também pode estar presente em alimentos que são adoçados com xarope de milho ou com os adoçantes sacarose ou sorbitol, substâncias que estão presentes em alimentos como refrigerantes, sucos de caixinha ou pó, ketchup e fast food.

Lista de alimentos permitidos

Como a intolerância à frutose tem vários níveis, desde leve a grave, a restrição ao consumo deve ser ajustada à intolerância de cada pessoa. Para isto, orienta-se que a pessoa tenha um diário para registrar os alimentos consumidos e as reações provocadas no corpo, além de sempre verificar os ingredientes das refeições antes de comer, devendo-se preferir os alimentos feitos em casa. 
Alguns dos alimentos que estão liberados para quem quem tem intolerância à fructose:
AdoçantesGlicose ou qualquer adoçante que não contenha frutose, sacarose ou sorbitol;
VegetaisBrócolis, aipo, alface, espinafre, acelga, cogumelos e alcachofras;
TemperosSal, vinagre, plantas aromáticas, especiarias e mostarda;
SopasFeitas com alimentos e temperos permitidos;
CereaisAveia, trigo, cevada, centeio, arroz, tapioca e produtos feitos a partir deles, como pães, biscoitos e cereais, sem que estejam adoçados com frutose, sacarose, sorbitol, mel, melado ou xarope de milho;


BebidasÁgua, chá, café, cacau;
DocesSobremesas e massas doces que não sejam adoçados com frutose, sacarose, sorbitol ou xarope de milho. 
Além disso, alguns legumes que possuem frutose, como a batata ou o tomate, podem ser consumidos em pouca quantidade se forem cozidos, pois a água retira parte da frutose dos alimentos.

Lista de alimentos a evitar

Na dieta para intolerância à frutose é necessário excluir da alimentação os alimentos como:
  • Frutas, geleias e doces de frutas;
  • Açúcar de mesa, mel, melaço, xarope de ácer, xarope de milho, frutose, sacarose e sorbitol;
  • Ervilhas, lentilha, feijão, grão-de-bico, feijão branco, milho e soja;
  • Nabo, batata doce, beterraba, pepino, couve, tomate, cenoura, berinjela, repolho, cebola, aspargos e pimentão;
  • Lácteos: leite doce com frutose, sorvetes comerciais com frutose, sacarose ou sorbitol e iogurtes com frutas;
  • Farinha de soja, muesli e todos os cereais feitos com açúcar ou mel;
  • Produtos industrializados com algum ingrediente que tenha frutose, como: refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, ketchup, maionese, mostarda, molhos industrializados, caramelo, mel artificial, chocolates, bolos, pudins, fast food, alguns tipos de pães, salsicha e presunto.
Como é muito difícil excluir completamente a frutose da dieta, já que está presente em muitos alimentos, é recomendado que a pessoa com intolerância faça um acompanhamento com um nutricionista, para que seja estabelecido um cardápio individualizado e equilibrado para o dia a dia. 
Embora possa ser uma tarefa difícil, as pessoas com intolerância a este tipo de açúcar devem evitar consumir frutose porque se não houver controle, com o tempo, podem surgir complicações graves, como insuficiência dos rins ou do fígado.
É importante lembrar que deve-se sempre verificar o rótulo de alimentos industrializados para ter a certeza de que eles não trazem ingredientes proibidos na intolerância à frutose, como mel, melaço, xarope de milho e os adoçantes sacarina e sorbitol. Em geral, produtos diet e light, biscoitos, bebidas prontas e produtos de panificação costumam trazer esses ingredientes.

Sem comentários: