terça-feira, 28 de abril de 2015

Utilidades do vinagre na limpeza da sua casa



O vinagre pode melhorar o odor do banheiro
Você está preparado para ser surpreendido pelo poder do vinagre sobre aquela sujeira em seu banheiro ou em pisos de madeira? Acredite ou não, o vinagre é um agente de limpeza e desinfetante extraordinário. Este artigo inclui várias dicas de como usar o vinagre para lhe ajudar com a limpeza de casa. Começaremos com o banheiro, que geralmente está entre as tarefas mais difíceis do lar.

Banheiras
O ralo de uma banheira exige um solvente forte. Tente molhar toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja.
Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a. Isto ajudará a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

Chuveiros
Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.

Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.

Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.
Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente. Para remover estas manchas misture bórax com vinagre o suficiente para formar uma pasta, então esfregue na área manchada.

Sanita/Pias
Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por 1 hora, então limpe com uma esponja úmida.

Vasos Sanitários
Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.
Veremos na próxima seção que o vinagre também pode auxiliar na limpeza de outras partes da casa.

Vinagre x antiderrapante
Aqueles antiderrapantes em forma de flores que você colocou na banheira para evitar escorregões e quedas podem ter ficado bonitos quando colocados, mas agora estão desgastados, manchados e provavelmente fora de moda.
Para removê-los, umedeça a cola de cada um deles com vinagre. Mas antes aqueça o vinagre no microondas por aproximadamente 3 minutos para melhores resultados.

Deixe por alguns minutos, então retire os adesivos. Você poderá remover qualquer resto de cola com uma esponja humedecida.

Limpeza de carpetes e pisos
Além dos milagres no banheiro, o vinagre é ideal para a limpeza de tapetes e pisos.

Tapetes
Para limpeza geral em tapetes e carpetes, use a mesma proporção de água e vinagre. Umedeça a esponja na solução e passe levemente sobre o tapete. Deixe o tapete secar antes de utilizá-lo novamente.
Para manchas em tapetes, o vinagre às vezes é a melhor solução.

Lavagem de tapetes com vinagre
Este tratamento ajudará a manter seu tapete bonito e limpo por mais tempo entre as lavagens:

Misture 1/4 xícara de vinagre em 3 litros de água. Então utilize a solução em um aspirador de limpeza a vapor após lavar seu tapete para remover qualquer resíduo de sabão.


Aqui está a explicação de como remover alguns tipos de manchas de tapetes:

Ketchup: remova o catchup do tapete passando uma esponja com uma mistura de 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água. Com freqüência torça a esponja até que amancha tenha sido removida;

chiclete: para dissolver chiclete grudado no tapete ou qualquer tecido, molhe a área com vinagre e deixe por um tempo (para resultados mais rápidos, aqueça o vinagre antes). Com cuidado, puxe o chiclete para removê-lo;

chocolate: manchas de chocolate podem ser removidas com 1 parte de vinagre para 2 de água. Passe a mistura com uma esponja e limpe amancha com panos de limpeza até que seja totalmente removida;

café: café no tapete deve sair facilmente com água se você limpar imediatamente. Caso contrário, misture 1 parte de vinagre para 2 partes de água, e passe uma esponja com a solução no tapete. Remova o excesso e enxágüe até queseja removido por completo;

refrigerante: cubra imediatamente o refrigerante com toalhas de papel, então limpe a área com 1 parte de vinagre para 2 partes de água;

giz de cera: remova manchas de giz de cera do tapete ou qualquer outro tecido esfregando a área com uma escova de dente com vinagre;

cola: uma marca seca de cola branca pode ser removida do tapete com 1 parte de vinagre para 2 partes de água. Basta passar uma esponja na mistura e esfregar. Caso não resolva, cubra com vinagre quente e deixe por 10-15 minutos. Quando a cola estiver amolecida, levante-a usando uma faca ou esfregue com toalhas de papel;

tinta: uma mancha de tinta no tapete ou carpete deve ser imediatamente removida esfregando ou borrifando água na área manchada. Uma vez que a tinta tenha sido removida, passe uma mistura com metade de vinagre e metade de água naárea para remover a marca da borrifação.

mofo: quando mofo fica no tapete, ele vive e cresce. Mate-o com uma mistura de 50/50 de vinagre e água. Você pode utilizar um secador de cabelos em baixa potência para acelerar o tempo de secagem.

vinho tinto: remova imediatamente o líquido, então salpique a área com sal. Deixe por 15 minutos. O sal deve absorver o restante do vinho do tapete (como resultado tornando-se rosa). Então limpe a área toda com uma mistura de 1/3 de xícara de vinagre e 2/3 de xícara de água.


Pisos de superfícies duras

Seja cerâmica, linóleo e vinil ou madeira, o vinagre fará seu piso brilhar. Aqui está:

cerâmica: esfregue com uma mistura de 1 xícara de vinagre para 3 litros de água morna para que o seu chão de cerâmica brilhe;

linóleo e vinil: esfregue o piso de linóleo com uma mistura de 3 litros de água e 1 xícara de vinagre;

madeira: adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água, e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.

Como você viu, o vinagre faz um ótimo trabalho na limpeza da casa.

Experimente.
Ficará surpreendido!!

Economize na limpeza da casa
Limpe a casa com vinagre

O vinagre é um bactericida caseiro. Obviamente não mata todos os germes, mas fique sabendo que nenhum produto mata, nem em hospitais. Pois bactérias estão em toda parte. Para o desespero de alguns, o fato é que o que prometem os produtos de limpeza do mercado, é apenas atenuar as neurozes das pessoas, pois vivemos expostos a bactérias. O que podemos fazer é manter limpo, e para isto o vinagre, a água quente e um pano limpo já bastam.

PAREDES:
faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

ARMÁRIOS:
para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS:
para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.


Casa de Banho/BANHEIRO:
remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

LAVANDERIA:
coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

COZINHA:
esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:
. para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.
. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
. para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.



Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.

Máquina de Lavar:
use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina de lavar, dando mais vida útil a ela.

Vidraças:
solução de vinagre e água morna limpa e não deixa riscos, nem marcas; vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

Amaciante:
o vinagre substitui o amaciante, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas; peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.

Cobertores:
para evitar que eles não fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.

Fixação de cores:
tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

Cheiro de pintura: 
um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.

Sujeira no carpete:
coloque vinagre no local atingido pela sujeira e limpe depois de algum tempo.


Dicas de uma amiga, Ellen do Desobediência Vegana.
Desobedecendo o padrão moral que nos foi ensinado.
A verdadeira revolução começa na cozinha e no supermercado.
Visitem este Blog!



Limpeza da cozinha com vinagre

Usando vinagre na limpeza do fogão

- Remoção de gordura do fogão:
Se fizer frituras em seu fogão e ele ficar todo engordurado deixe-o novinho da seguinte maneira:
• Esquente ¼ de xícara de vinagre branco;
• Coloque com uma colher sobre a gordura;
• Deixe fazer efeito por 15 minutos;
• Faça a limpeza como de costume.


- Limpeza das chapinhas do fogão:

• Esquente ½ xícara de vinagre;
• Misture 1 colher de sobremesa de sal;
• Coloque as chapinhas do fogão em uma assadeira pequena;
• Coloque a mistura de vinagre quente e sal;
• Deixe de molho por uma hora;
• Esfregue com palha de aço e sabão.
Limpeza de resíduos queimados do fundo de panelas:

Encha-as de água e adicione quatro colheres (sopa) de vinagre branco; leve ao fogo e deixe ferver e espere esfriar e lave normalmente.


Desentupa ralos de pias

• Aqueça 1 e 1/2 xícara de vinagre;
• Coloque 1 e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, dentro do ralo da pia;
• Despeje o vinagre quente por cima;
Cuidado: a interação desses dois ingredientes gera espuma e vapor. Recoloque a tampa do ralo. Deixe agir por três horas, sem usá-lo. Lave o ralo com água corrente.


Limpeza de cafeteira elétrica:

Faça a limpeza dos componentes internos da cafeteira, além da limpeza do recipiente de vidro, uma vez por mês.Depósitos de água escura vão se acumulando e tornando várias partes escurecidas, devido aos óleos do café e outros resíduos. Para solucionar este problema:
• Misture uma parte de vinagre para duas partes de água quente.
• Coloque um filtro de papel como de costume. Ponha a mistura de vinagre no recipiente para água.
• Ligue a cafeteira e deixe-a fazer o processo como se estivesse fazendo café, até a mistura ser toda passada para o filtro de papel. Jogue o filtro de papel e a água fora.
• Deixe sua cafeteira esfriar por 15 minutos, desligada.
• Enxágüe todas as partes que passaram por esse processo.
• Repita a mesma coisa, com água limpa.


Pronto! Sua cafeteira está pronta para um novo café. Você vai sentir a diferença.

Sem comentários: