quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Alimentação que protege a pele dos raios solares


Verão, muito sol, calor, praia e mar.
Uma combinação perfeita, mas para a pele pode haver um grande sofrimento.
Você sabia que o que você está comendo pode funcionar como um protector solar interno ou tornar mais intenso o efeito do sol?

A alimentação pode aumentar os danos causados pelo sol, ou reduzi-los, conforme muitos pesquisadores da área.


Qual a composição do sumo que ajuda a proteger?

Que tal usar frutas e verduras de cor vermelha, amarela e laranja, muito eficientes para proteger a pele, como melancia, tomate, laranja e cenoura! Além destes, vale a pena investir na abóbora, couve e brócolis, muito ricos nestas mesmas substâncias antioxidantes que protegem a pele dos raios UV, o carotenos.

Carotenos 
São pigmentos orgânicos pertencentes ao grupo dos carotenoides  responsáveis pelas cores amarela, vermelha, verde e alaranjada de vegetais, algas, fungos, da gema do ovo e da manteiga. Trata-se de substâncias essenciais para a manutenção da vida e impossível de serem sintetizadas por organismos vivos, sendo necessário, então, adquiri-lo através da alimentação.
Outras pesquisas também mostraram que comer castanhas do Pará, amêndoas, nozes, azeite extravirgem, verduras e frutas em geral, protegem a pele dos males do sol.

 Ainda interessante lembrar que a salsa, aipo, endro, coentro e figo contém psoraleno, uma substância fotossensibilizante, ou seja, que pode tornar a pele mais sensível aos danos causados pela radiação UV. Assim, evite sempre que for possível!

Dicas para alimentação no verão:

Uvas – uma cháv/xic por dia

Chá verde ou chá preto – uma cháv/xic por dia

Azeite extravirgem – 1 colher de sopa por dia

Melancia – aproveite, e coma uma fatia, pelo menos 3x por semana

Vegetais verdes escuros, como rúcula, couve, espinafre: coma uma porção de algum deles diariamente;

Água: a necessidade de cada um pode variar de 1,5 a 3 litros por dia. 

Sem comentários: