quarta-feira, 11 de junho de 2014

Saiba como plantar alguns alimentos a partir das sobras


O processo de preparação de refeições geralmente resulta em sobra de alguns alimentos. A sugestão é aproveitar essas sobras ao invés de descartá-las. As raízes da cebola, a cebolinha e muitos outros alimentos podem realmente crescer em sua casa e acabar com as idas ao supermercado cada vez que precisar de algum deles. E tudo o que precisa gastar é… água! O site Mashable seleccionou alguns alimentos que podem ser plantados em casa:

1. Batata-doce e batata
Corte as batatas em pedaços e deixe-os secar. Enterre os pedaços secos na terra e, quando a raiz nascer, terá uma nova planta. Depois disso, e se tudo correr bem, terá batatas todos os anos.
É necessário regar sempre, mantendo sempre o solo úmido.

2. Cogumelos
Retire a parte de cima do cogumelo e plante apenas o talo. Deixe uma pequena parte à mostra para que a possa “alimentar” com adubo posteriormente. O cogumelo requer um ambiente fresco, úmido e sem muita luz.

3. Cebolas
Deve cortá-la pela metade, apanhando a raiz e uma parte considerável do alimento. A cebola é uma planta bastante resistente aos diversos solos, porém é importante que o solo seja fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

4. Manjericão e hortelã
Estas especiarias podem se renovar na água. Depois disso, deve plantá-las no solo e vê-las florescer. A luminosidade e a luz solar são necessárias para que a sua plantação cresça de forma saudável. É aconselhável regar sempre, mantendo o solo úmido. Contudo, assim como a falta de água, seu excesso pode ser um entrave ao crescimento do manjericão e da hortelã.

5. Cebolinha e alho-francês 
Se sobraram cebolinha ou alho poró, é bom saber que eles podem criar raiz se forem colocados em um recipiente com água. Para que funcione, deve mudar a água todos os dias e, só depois disso, plantá-los.

6. Gengibre
O gengibre é um dos poucos alimentos que se regeneram sozinhos apenas por serem plantados. Certifique-se de escolher um pedaço com alguns botões verdes, pois esses têm maior probabilidade de crescer de forma saudável.

7. Aipo
Basta que coloque um talo de aipo na água. O talo deve começar a se regenerar e, após três dias, pode plantá-lo no solo.

8. Alho
Sobraram muitos dentes de alho? Plante-os e logo terá muitos mais. O alho precisa receber luz solar direta durante algumas horas por dia. Deve ser regado com alguma frequência e o solo deve estar sempre úmido. É importante que, antes da colheita, deixe de regar por cerca de 10 ou 20 dias.


Sem comentários: