quarta-feira, 6 de março de 2013

Alimentos básicos...

... que não devem ficar no frigorífico/geladeira mas na despensa


 Tomate
É um dos alimentos que mais vai para o frigorifico/geladeira incorretamente. A refrigeração faz com que esta fruta (você já sabia que não é um legume, não é?) se deteriore mais rapidamente e perca o sabor natural. Tomates devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo.

Cebola
As cebolas precisam de ventilação. O interior húmido do frigorifico/geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.

Alho
O alho também precisa de ventilação. Além do quê, o frigorifico/geladeira pode tirar um pouco do sabor e causar mofo. Guarde-o solto, em ar fresco, e o alho vai durar dois meses tranquilamente. Quando estiver picado, pode ir para o frigorifico/geladeira, mas coma-o assim que possível.

 Batatas
Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas no frigorifico/geladeira porque o amido transforma-se em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. Um local fresco, arejado e escuro é ideal, como um saco de papel aberto dentro da despensa.

Pimenta
Aberto ou fechado, o frasco de pimenta em conserva tem que ficar fora do frigorifico/geladeira. É um alimento que dura até três anos porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.

Café
Café é um excelente estimulante e promove a acuidade cerebral, além de ter efeito antioxidante que mantém a saúde do cérebro
O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa. O frigorifico/geladeira cria condensação, que afecta o sabor. O coador de café, sim, pode ser colocado no frigorifico/geladeira, como costumam fazer.


 Pão
Coma-o na hora ou em até quatro dias, mas não guardado no frigorifico/geladeira, porque a refrigeração  seca-o mais rapidamente. O frigorifico/geladeira não pode ser usado, mas o congelador, para preservar aqueles pães que não serão comidos em quatro dias, é uma opção.


Melões e melancias
Pesquisas recentes descobriram que deixar essas frutas em temperatura ambiente ajuda a manter antioxidantes intactos. Depois de cortadas, vão para o frigorifico/geladeira até quatro dias.


Óleo
É improvável, mas é melhor avisar: óleos ficam espessos e turvos quando armazenados no frigorifico/geladeira. O único é os óleo de noz. O resto, fora!


Manjericão
Baixas temperaturas não são recomendadas. O manjericão deve ser lavado, seco, seus caules cortados em diagonais e mantido em um copo com água coberto com um saquinho. Amplamente utilizada nas culinárias italiana e tailândesa, a erva ajuda a diminuir a ansiedade e curar infecções bacterianas na pele. Estudos sugerem que o manjericão tem papel antioxidante, anti-inflamatório e analgésico.

Sem comentários: