segunda-feira, 27 de junho de 2011

Anemia megaloblástica x Anemia ferropriva


A alimentação vegetariana, por ser restritiva (restrição da carne vermelha e branca) pode levar à deficiências nutricionais e essas deficiências podem causar certas doenças.


Lembrando que o quadro de deficiência é um quadro raro pois é possível adquirir nutrientes necessários atráves de uma dieta balanceada, seja ela vegetariana ou onívora. Existem alguns quadros que exigem uma maior atenção, como a deficiência da vitamina B12, mas mesmo assim, a doença ocasionada por essa deficiência é raríssima.


Isto quer dizer que tanto gestantes, lactantes, crianças podem sim seguir uma dieta vegetariana, inclusive vegana, desde que a alimentação seja balanceada. Em certos casos a suplementação será necessária.


Anemia megaloblástica: Causada pela deficiência da vitamina B12.
Trata-se de uma doença na qual as hemácias do indivíduo portador adquire um tamanho exageradamente grande, de forma que a hemoglobina fica diluída. Assim, o transporte de oxigênio no organismo é comprometido.


A figura acima mostra núcleos hipersegmentados de leucócitos, caracaterístico da anemia megaloblástica.

Anemia ferropriva: Causada pela deficiência de ferro.
A anemia por deficiência de ferro pode ser de duas maneiras: anemia ferropriva e anemia não ferropriva. A primeira é ocasionada pela insuficiência na ingestão do ferro. A segunda ocorre por deficiência no transporte ou na absorção do ferro no organismo. É a anemia ferropriva que pode ser ocasionada pela dieta vegetariana se o indivíduo não mantiver uma alimentação equilibrada.
Nesse distúrbio a deficiência de ferro faz com que a hemoglobina fique em uma concentração diminuída e isso ocasiona dano no transporte de oxigênio no corpo.






Bibliografia:
http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/mm/mm.htm
Aulas de Nutrição Humana 1
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/1069/body/02.htm
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/esp_imagepages/1214.htm
http://vegetarianismo.blogs.sapo.pt/arquivo/141809.htmlhttp://www.lifespan.org/adam/spanishhealthillustratedencyclopedia/6/1455.html
http://alimentacaonainfancia.blogspot.com/2008/03/anemia-ferropriva.html


Fonte:
Vegetarianismo: Anemia megaloblástica x Anemia ferropriva



As plaquetas baixas podem dever-se também a carência de vitamina K (fontes: hortaliças, vegetais verdes folhosos, frutas e óleos vegetais)

Perante uma descida das plaquetas é necessário ingerir alimentos com uma alto grau de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos.

É necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida. Deverá incluir na dieta alimentos como os espinafres, agrião, urtigas, lentilhas, pimento vermelho e goiaba.

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, a melhor forma é come-los num caldo ou num creme de vegetais.

O alho também é um alimento ideal para subir as plaquetas, prepare uma sopa de alho ou acrescente-o a um creme de vegetais que sugerimos (de aipo e cenoura, por exemplo).

A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão, salsa. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um sumo refrescante.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O uso dos sumos abaixo indicados são úteis para pessoas acometidas de anemia comum, não abrangendo as pessoas acometidas de anemia perniciosa, que exige tratamento mais adequado e restrito. Adicionar SEMPRE SUMO de 1 limão para melhor absorção do ferro!

1) Agrião 75 ml; beterraba 150 ml; cenoura 225 ml;
2) Agrião 50 ml; cenoura 100 ml; espinafre 175 ml; nabo 100 ml;
3) Agrião 75 ml; espinafre 150 ml; nabo 225 ml;
4) Agrião 50 ml; espinafre 350 ml; rábano 25 ml;
5) Beterraba 175 ml; cenoura 175 ml;
6) Cenoura 275 ml; espinafre 175 ml;
7) Cenoura 100 ml; espinafre 150 ml; tomate 200 ml;

Nota: no caso de não encontrar agrião, poderá substitui-lo por urtigas frescas, entre 30 a 50 ml.

Sem comentários: