sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sabor Artificial



A química recria a natureza. E, para as crianças, com muito mais sabedoria. O morango do chiclete e do recheio da bolachinha é muito mais sedutor do que a simplória frutinha divina. E não é só por causa da propaganda e da figurinha de super-herói. A tentação é o sabor e a cor irresistível dos aromatizantes e corantes. Cachorro-quente, salgadinho e iogurte também fazem parte de uma lista infinita de alimentos compostos pelos aditivos químicos que tornam os alimentos tentadores, e são ameaças à saúde.

Os aditivos são produtos químicos acrescentados para dar textura, cor, sabor, aroma ou conservar os alimentos. As conseqüências vão desde alergias a ameaças de câncer. Mas é possível viver nesse mundo de acidulantes, espessantes e estabilizantes sem precisar de uma rede de espionagem para controlar a gula infantil.

‘‘As crianças são as maiores vítimas dos aditivos, porque proporcionalmente comem mais do que os adultos. E porque gostam desse tipo de alimento com corantes e aromatizantes’’, afirma Eloísa Dutra Caldas, professora de toxicologia do curso de farmácia da Universidade de Brasília (UnB).

O mundo é artificial. ‘‘Mas nossa vida é essa. Como não deixar que uma criança tome um copo de leite achocolatado?’’, pergunta-se Themis Silveira Dovera, enfermeira, nutricionista e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip). A aparência uniforme de alguns achocolatados, sucos e refrigerantes é por causa do estabilizante.

Themis Dovera diz que todos os aditivos são nocivos à saúde. Os salgadinhos, por exemplo, abusam do glutamato monosódico. É um flavorizante, intensifica sabor e aroma. ‘‘Os japoneses usam muito e têm muito câncer de estômago’’, afirma. Há outros exemplos: ‘‘Massas de tomate têm muito corante. Dá para fazer molho com tomate e urucum, que é um corante natural, não faz mal à saúde e ainda é rico em vitamina A. Mas nada em excesso faz bem’’, observa.

Antídotos naturais

O nitrato é usado para aumentar a durabilidade da carne, combater a bactéria do botulismo nos enlatados e dar cor à salsicha. ‘‘As nitramidas provocam gota, que é o aumento de ácido úrico que forma cálculos nas articulações’’. Themis diz que existem antídotos naturais para os aditivos químicos. O abacaxi e a beringela, por exemplo, combatem os efeitos do nitrato. É importante comer alimentos naturais variados, porque cada um tem função diferente no organismo. Mas natural não é suco de caixinha, é de fruta mesmo.

O uso de aditivos químicos é regulamentado por lei, fiscalizado pela vigilância sanitária. Mas, como não é possível examinar marca por marca, lata por lata, a professora Eloísa Caldas aconselha variar marcas e alimentos. Para diminuir as chances de se expor a uma marca com excesso de aditivos.

Ela não acredita em terríveis ameaças. ‘‘Os Estados Unidos estimam que 35% dos tipos de câncer são provocados pela dieta. Mas não é possível saber se são por causa de aditivos ou devido a gorduras ou até substâncias tóxicas naturais dos alimentos’’. Mesmo sem temer o mundo artificial, Eloísa Caldas recomenda proteger os filhos. ‘‘A criança pode ter reação alérgica por causa de corantes e os pais nunca descobrirem a causa, porque é muito difícil identificá-la’’.

Pedro Gabriel, 12 anos, sabe que é verdade. E ensina como ter uma vida saudável, sem exageros. ‘‘Eu cheguei a ser internado por causa de alergia. Eu gosto de refrigerante e balinha, mas tive que me acostumar a não comer para não ter recaída’’, conta o menino, consciente com tanto aluguel da mãe, a artista plástica Francisca Picanço, 40. ‘‘Os meus amigos na escola comem cachorro-quente, coxinha; eu como cachorro-quente uma vez por mês. Em casa tomo suco, uma vez por semana tomo guaraná’’, diz ele. Francisca explica que o médico de Pedrinho associou corantes e aromatizantes como uma das causas da alergia.

CONHEÇA OS ADITIVOS MAIS COMUNS

Aromatizantes

Para dar aroma e sabor aos alimentos. Existem várias essências aromáticas e corantes naturais feitos de pigmentos vegetais, mas os artificiais têm preços mais baratos. A maioria dos corantes é derivado de alcatrão, conhecido como cancerígeno.
Conservantes

Para evitar a decomposição do produto. Desde julho de 1986, a Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, proibiu os sulfitos como agentes antioxidantes e conservantes em frutas e vegetais crus, por causa de reações de hipersensibilidade.

Nitrato

Usado para dar cor às carnes. Transforma-se em nitrosamina, potencialmente cancerígena, encontrada em alguns vegetais da agricultura convencional, no trigo e laticínios.

Fonte: www2.correioweb.com.br

Sem comentários: