quinta-feira, 17 de junho de 2010

PÃO - um mundo de opções

"O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos (Ver "6000 anos de pão" de Heinrich Eduard Jacob)."

Surgimento do pão
Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas

Tipos de pão

Pão de forma
Pão ázimo
Pão francês
Pão Tradicional Português
Pão de Mistura
Pão do Coração
Pão de Açucar
Pão de Uva
Pão de Batata
Pão integral
Pão de centeio
pão ázimo
pão branco
pão careca
pão da alma
pão de açúcar
pão de ajunta
pão de centeio
pão de forma
pão de leite
pão de mel
pão de minuto
pão de munição
pão de queijo
pão de saluga ou saruga
pão italiano
pão português
pão preto
pão ralado
pão saloio
pão sovado
pão sírio
pão sueco

O pão integral é pão composto com farinhas integrais, ou seja, com farinhas completas às quais não foram retirados quaisquer constituintes. Durante o processo de moagem e em função do tipo de peneiração e do grau de moagem (farinha mais ou menos fina) obtêm-se farinhas mais ou menos completas. As farinhas obtidas por processos de moagem menos agressivos e sem qualquer tipo de peneiração são as verdadeiras farinhas integrais.

Existem no mercado falsos produtos integrais, constituídos com farinha refinada à qual é acrescentado farelo. Este tipo de farinhas não são integrais porque lhes faltam um conjunto de constituintes que se perderam entretanto. Por exemplo, uma mistura de farinha de trigo refinada com farelo, não contém gérmen de trigo que é o elemento mais rico do grão de trigo.
Receitas

Sem comentários: