terça-feira, 1 de junho de 2010

ENTENDA OS RÓTULOS

O que é Caloria?Caloria é a energia que nosso corpo utiliza e que vem dos alimentos. As calorias são calculadas a partir da quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos.
Cada pessoa precisa de uma quantidade de calorias específicas por dia. Essa quantidade é calculada considerando a idade, o peso, a quantidade de atividade física e o funcionamento do corpo de cada indivíduo.
Para a rotulagem nutricional utiliza-se a média da população brasileira, que é de 2.500kcal.

O que são Macronutrientes?
Os macronutrientes são os componentes dos alimentos que os conferem os valores de energia que os mesmos nos fornecem. Existem três macronutrientes: os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

O que são carboidratos?
São componentes dos alimentos que, conforme já dito, nos fornecem parte da energia necessária para o crescimento, desenvolvimetno e manutenção da nossa saúde. Estão presentes em maior quantidade nas massas, arroz, açúcar de mesa, mel, pães, frutas, farinhas, tubérculos e doces em geral.

O que são Proteínas?Também nos fornecem energia, mas sua principal função é atuar na construção dos nossos órgãos, tecidos, células e etc. São encontradas nas carnes, ovos, leites e derivados e feijões.

O que são gorduras?As gorduras totais presentes nos rótulos são o somatório de todas as gorduras. A gordura saturada está presente principalmente em carnes, toucinho (bacon), pele de frango, queijos, leite, manteiga, sorvetes, requeijão e iogurte. O colesterol está presente somente em alimentos de origem animal como fígado e outras vísceras, gema de ovo e gordura de aimentos derivados do leite.
Fique atento ao consumo de gordura!! Uma quantidade adequada garante a ingestão de energia necessária e previne que você venha a desenvolver doenças por excesso de consumo de gorduras, principalmente saturadas e colesterol.

O que são Fibras?
As fibras são um tipo de carboidrato presentes em alimentos de origem vegetal, como as frutas e hortaliças, e os alimentos integrais. Devem estar sempre presente em sua alimentação, sendo uma colaboradora para diminuir o risco de doenças do coração, câncer de intestino, diabetes e hemorróidas. Não esqueça das fibras em sua alimentação!


Sem comentários: