quarta-feira, 23 de junho de 2010

As dietas vegetarianas

Os seres humanos são omnívoros. Temos os dentes e o sistema digestivo adaptados tanto a carne como vegetais. Antigamente, nem todos tinham acesso à carne na alimentação. A dieta vegetariana estricta é algo relativamente novo na história da humanidade.

Actualmente muitas são as dietas vegetarianas que podemos encontrar que encontramos nas revistas e em programas do género. Mas existe uma certa adequação das dietas ao público alvo. Assim, surgem dietas vegetarianas que permitem o comsumo de ovos, outras que sugerem a ingestão de lacticinios, e as mais "rebeldes" que incluem peixe e outros frutos do mar.

São colocados de parte ps aspectos que não interessam. De certo que todos já encontrámos pessoas assumidamente "vegetarianas selectivas". Estas pessoas, porque não sabem ou simplesmente ignoram, não olham ao facto de oVegetarianismo ou Veganismo ser uma filosofia de vida.

De facto, alguém vegetariano não só não consome carne e derivados, como é sobretudo um defensor dos direitos dos animais. São as convicções aliadas a outros factores é certo, mas sobretudo elas, que o levam a banir da sua alimentação esses produtos.

Um pouco mais extremista (sem conotação positiva ou negativa), surge o Veganismo. Os seus seguidores, chamados Vegan, seguem esta filosofia na alimentação e também na sua vida, excluindo por completo os produtos que envolvam ou não a morte do animal, como é so caso do mel, lã, leite, seda pi mesmo penas.

Um termo genérico tanto para o veganismo como para o vegetarianismo é "dietas à base de plantas". As razões para a escolha deste tipo de dietas passam oela moral, religião, cultura, etnia, estética e ambiente, mas sobretudo por preocupações com asúde.

Estatísticas indicam aliás, que a incidência de doenças cardíacascancro eosteoporose nos seguidores de dietas vegetarianas, é reduzido. Segundo aAssociação Dietética Americana, "embora factores não relacionados à dieta, como actividade física e abstinência do tabaco e álcool, possam ter um papel importante, a dieta sem carne, vegetariana, é claramente um factor que muito contribui para a prevenção de várias doenças degenerativas".

Associação Dietética Americana afirma ainda que "fontes de proteínas vegetais podem fornecer sozinhas as quantidades adequadas de aminoácidos se consumir uma boa variedade de alimentos vegetais e se as necessidades de energia forem atendidas".  

 Mas há o risco de deficiência de vitamina B12 como resultado de dieta vegetariana. Enquanto que quase todos os alimentos animais contêm boas quantidades de B12, os vegetais não são fonte desta vitamina. Existem porém, vários alimentos com com suplementos de vitaminas, como os cereais e leite de soja.

Suplementos vitamínicos de B12 são geralmente provenientes de matadouros, não podendo ser consumidos por vegetarianos. Mas existe já um número considerável de suplementos não derivados de animais. Devido à vitamina B12 ficar armazenada no corpo por vários meses, os sintomas de deficiência desta vitamina, que podem ser severos, não aparecem imediatamente.

É importante que numa dieta vegetariana, se tome atenção às quantidades de proteínasvitamina B12 e outros nutrientes. Como qualquer dieta, as que eliminam produtos animais têm de ser equlibradas e devem incluir boa variedade de alimentos.


Fonte: Fitness e Dieta

Sem comentários: