quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arroz integral ajuda a diminuir riscos de adquirir diabetes, aponta estudo de Harvard







Um novo estudo da universidade americana de Harvard aponta que pessoas que comem pelo menos duas porções de arroz integral por semana reduzem em cerca de 10% as chances de desenvolverem diabetes do tipo 2, quando comparados a pessoas que comem arroz normal.


Já aqueles que comem arroz branco ao menos cinco vezes por semana, apresentam 20% mais chances de desenvolverem a doença do que aqueles que comem esse tipo de arroz uma vez ao mês.

As estatísticas ainda apontam que aqueles que substituem ao menos 1/3 do arroz branco pelo arroz integral por dia, já apresentam uma diminuição de 16% nas chances de desenvolver o diabetes tipo 2. Uma porção equivale a uma xícara de arroz cozido.

Este não é o primeiro estudo a culpar o arroz branco pelo diabetes tipo 2. Em 2007, um estudo chinês apontou que mulheres de meia-idade que comem grandes quantidades de arroz branco ou outros carboidratos refinados também têm mais chances de desenvolverem a doença, quando comparadas com mulheres que comem menos esses ingredientes.

Segundo o médico Dr. Qi Sun, do Brigham and Women's Hospital -- afiliado à Harvard --, este é o primeiro estudo a distinguir o consumo de arroz integral e branco nos Estados Unidos, onde o grão não é a base da alimentação dos americanos.

"Basicamente, é mostrado que o consumo de arroz branco -- mesmo que em pequenas porções -- está associado ao aumento das chances", disse o médico. "É recomendado que o arroz branco seja substituído pelo integral ou por outros grãos integrais".

Os pesquisadores analisaram o consumo de 39 mil homens e 57 mil mulheres, com idades entre 26 e 87 anos. Os analisados responderam o primeiro questionário em 1986, quando o estudo começou, e atualizavam suas informações a cada quatro anos. No decorrer do estudo, mais de 10 mil participantes contraíram o diabetes tipo 2.

O Dr. Qi conta que há diversas explicações para o arroz integral ser mais saudável que o branco, entre ela que o primeiro possui um índice glicêmico mais baixo que o segundo. O arroz integral ainda possui nutrientes importantes como magnésio (que é perdido durante o processo de refinamento) e também contém muita fibra. Estudos anteriores concluíram que esses nutrientes são protetores contra o diabetes, disse o médico.

Receitas

Sem comentários: