terça-feira, 1 de junho de 2010

Aproveitamento de alimentos e produtos

Talos, cascas, folhas e sementes transformam-se em receitas deliciosas
A gente acha que entende tudo sobre cozinha, mas de repente é pega cometendo verdadeiros atentados aos alimentos. Quem nunca jogou talos, cascas, folhas e sementes no lixo? Pois é, muita gente desconhece o valor nutritivo dessas partes de frutas, legumes e vegetais, que são ricas em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Que tal, então, adotar a "Alimentação Alternativa"?
Vídeo: uma deliciosa receita de bolo de banana com casca!


Alimentação alternativa nada mais é do que o aproveitamento integral dos alimentos com a finalidade de enriquecer o cardápio diário, contribuindo para a redução de doenças agravadas pela má nutrição, melhorando a qualidade de vida e evitando o desperdício.

Receitas deliciosas: Cozinha ética sem desperdício

Faça os testes:
Você sabe se alimentar? - Para se manter sempre bonita, saudável e em forma, apelar para dietas miraculosas não é o melhor caminho. A dica é reeducação alimentar. Mas será que você sabe, mesmo, comer de forma balanceada? Faça o teste AQUI e descubra! Você é ecologicamente correta? - "Aquecimento global”. Quantas vezes você já ouviu essa expressão só esse ano? Pois é, a coisa é mesmo séria. Mas será que você se preocupa tanto com o meio-ambiente quanto deveria? Faça o teste AQUI e descubra a quantas anda a sua consciência ecológica!

Você sabia que no mundo são descartados 500 bilhões de sacos plásticos por ano? Opte por eco bags. Proteja o mundo.






Aproveite TUDO!

Normalmente o destino das cascas de batata é o lixo!
Depois de experimentar a sugestão que lhe vou dar, acredito que nunca mais deitará as cascas de batata no caixote do lixo. Lave bem as cascas, corte-as às tirinhas e frite em óleo bem quente até ficarem douradinhas. Retire-as do óleo e coloque-as sobre papel de cozinha absorvente (apenas para “chupar” o óleo). Depois pode adicionar sal, pimenta, etc., ao seu gosto. Já experimentei e adorei! As cascas de batata fritas dão um excelente aperitivo ou até mesmo umacompanhamento para uma refeição. Se ainda não experimentou, já imaginou a quantidade de cascas de batata que já mandou para o lixo? Delicie-se.


Será possível aproveitar também as cascas de cenoura. Não precisei de procurar muito para encontrar uma receita que utilizasse cascas de cenoura. Encontrei essa receita no site do “Mais Você”. Podem vê-la aqui: Tirinhas de casca de cenoura fritas. Para quem tiver a mesma dúvida que eu tive ao ler a receita, a farinha de rosca que lá mencionam é o “nosso” pão ralado. Ainda não tive oportunidade de experimentar esta receita. Se já experimentou, por favor diga se valeu a pena. Diga não ao desperdício!
Normalmente as cascas de laranja ou de limão vão parar ao caixote do lixo.
Mais um desperdício que pode ser evitado! Depois de lavar bem as cascas, deixe-as secar e rale-as. 
Assim poderá aproveitá-las para decorar e aromatizar diversas iguarias. Poupe com criatividade!


A abóbora é um legume muito versátil! Pode ser utilizada tanto para receitas de doces como de salgados. Quem nunca se deliciou com uns bolinhos de bolina ou uma sopa de abóbora?! Mas essas receitas são elaboradas utilizando apenas a polpa da abóbora… e normalmente o triste destino das pevides e das cascas é o caixote do lixo. As pevides podem ser aproveitadas para preparar um simples mas saboroso aperitivo – pevides de abóbora tostadas. Lave bem as pevides retirando os restos de abóbora e seque-as com um pano. Espalhe as pevides num tabuleiro, polvilhe-as com sal grosso e leve ao forno durante uns 30 minutos a 190ºC. Com as cascas poderá preparar um doce de cascas de abóbora. Coloque 1kg de cascas de abóbora bem lavadas a cozer em ½ litro de água. Escorra a água da cozedura para um recipiente e bata as cascas num liquidificador ou passe com a varinha mágica. Numa panela faça uma calda utilizando a água da cozedura, açúcar, cravo e canela. Com o fogão em lume brando, vá acrescentando as cascas já trituradas à calda mexendo de vez em quando. Admito que ainda só provei as pevides de abóbora tostadas, o doce de cascas ficará para a próxima abóbora que comprar.  E aqui tem mais uma forma de evitar o desperdício…

Da próxima vez que tomar café, não deite as borras ao lixo. Oferece-as às suas plantas!

Sabia que pode utilizar as borras de café como adubo?
O café contém grandes quantidades de nitrogénio e potássio, ambos importantes para odesenvolvimento das plantas.
Para além disso, a cafeína permite afastar certas pragas, tais como caracóis e lesmas.
Para utilizar as borras de café como adubo, simplesmente espalhe-as sobre a terra dos seus vasos ou jardim e regue. Se chover, ainda poupa essa tarefa!
Pode também preparar um fertilizante líquido, diluindo 150 gramas de borra de café em 10 litros de água. Portanto, já sabe, sirva um cafezinho às suas plantas, que elas certamente agradecerão.

Nem toda a gente sabe, mas tanto as cascas de ananás como de abacaxi podem ser usadas em sumos. Rejeite a rama desse fruto a não ser que a pretenda utilizar para decorar algum prato 
Lave muito bem a casca e corte-a em pedaços pequenos.
Leve as cascas ao lume num tacho com água e deixe ferver durante cerca de 20 minutos.
Deixe arrefecer e passe o sumo por um coador.
Guarde esse sumo no frigorífico.
Se preferir, poderá juntar paus de canela, açúcar, adoçante… a seu gosto! Mais uma forma simples de evitar o desperdício.

Um sumo de laranjas acabadinhas de espremer para além de saudável é muito saboroso e refrescante. Mas será que está a aproveitar todo o sumo que a laranja lhe pode dar? Experimente colocar as laranjas no microondas durante uns 20 segundos à potencia máxima antes de as espremer. Vai ver que obterá mais sumo! O mesmo se aplica aos limões.

Até à última gota
Quando deita ao lixo uma embalagem de gel, de shampoo, pasta dos dentes ou até de ketchup, tem a certeza que aproveitou todo o seu conteúdo?
Se pagou por 200 ml, é 200 ml que quer utilizar, e não 180 ml!
Já imaginou que ao fim de 10 produtos mal aproveitados (como o do exemplo que dei), está a desperdiçar uma embalagem completa?… é só fazer as contas!
Habitue-se a deixar sempre que possível as embalagens com a abertura voltada para baixo.
Antes de considerar que um determinado produto acabou, corte a embalagem com uma tesoura, vai ver que ainda aproveita muito desse produto, mais do que possa imaginar! Dependendo dos casos, poderá diluir o produto em água e agitar de modo a aproveitá-lo ao máximo. Os detergentes de louça, o gel de duche e o shampoo, são bons exemplos de produtos que poderá diluir.
A sugestão está lançada… use a sua imaginação e aproveite tudo o que paga, até à ultima gota. 



Cozinha consciente
Aprenda a higienizar e utilizar integralmente os alimentos
Não é difícil fazer parte da legião de pessoas que se preocupam com o futuro do planeta. Basta um pouco de boa vontade e criatividade. "É essencial o cuidado na escolha das partes a serem aproveitadas. Devem estar em bom estado de conservação, cascas íntegras, sem sinais de fungos. Talos firmes e com cor característica", alerta a nutricionista Carla Alves. Agora, separe os alimentos que irá utilizar e mãos à obra!
Veja algumas opções:
- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.
- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.
- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.
- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.
- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.
- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.
- Com as cascas das frutas, pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
- Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace e guarde em vidros fechados. Utilize para preparar pavês, coberturas de bolos, tortas e outras receitas.
- Quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço - isso evita que ela se deteriore com rapidez;
- A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: cascas, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;
- Não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas;
- Com arroz que sobrou do jantar podemos fazer: bolinhos e risotos;
- Frutas bem maduras podem virar doces, sucos, bolos e vitaminas;
- O pão amanhecido fica ótimo em rabanada, pudim, torradas e farinha de rosca;
- Com outras sobras é possível fazer empadas, croquetes, tortas e recheios.

Confira a maneira correta de lavar os alimentos
Segundo a nutricionista Danielli Botture, da RGNutri é importante começar higienizando o alimento cru. "O manipulador deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia". Vamos ao passo-a-passo?

1. Retirar as partes estragadas;
2. Lavar folha a folha uma a uma em água corrente;
3. Higienizar em solução com hipoclorito de sódio por 15 minutos ou de acordo com a instrução do rótulo. O hipoclorito pode ser encontrado em mercados ou adquirido gratuitamente nos postos de saúde.
4. Enxaguar em água filtrada, pois a água corrente sem filtrar possui sujeira e microorganismos;
5. Colocar em utensílio limpo e coberto.

Para terminar, cozinhe as verduras em vapor, assim elas não perderão seu valor nutritivo. 
Simples, não?

Sem comentários: