Funções: processo de coagulação sanguínea.
Fontes: vegetais de de folhas verde-escuras, nabo.
Deficiência: hemorragia.
Excesso: anemia hemolítica, hernicterus em crianças.
Além de estar presente nos alimentos, a vitamina K também é produzida no organismo pelas bactérias boas que estão no intestino.
A vitamina K ajuda na coagulação do sangue evitando hemorragias, na cicatrização e na reposição de nutrientes dos ossos, além de ajudar na prevenção de tumores e doenças do coração.
Os alimentos ricos em vitamina K não perdem a vitamina quando são cozidos, pois a vitamina K não é destruída pelos método de cozimento.
Os Alimentos Ricos em Vitamina K contribuem para evitar hemorragias, sangramentos excessivos, fraturas nos ossos e até mesmo osteoporose.
A vitamina K também desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea, na cicatrização de tecidos e na boa saúde dos ossos.
Mas se ela é tão importante, porque o assunto “alimentos ricos em vitamina K” é quase que desconhecido da maioria das pessoas?
Pelo simples fato da vitamina K ser um nutriente já produzido em grande parte pelo nosso organismo e a necessidade de sua ingestão é pequena e facilmente suprida por uma alimentação saudável.
É aí que mora o perigo. A baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina K.
Fontes de Vitamina K
A Vitamina K se divide em 3 tipos e suas fontes são distintas:
Vitamina K1 – encontrada nos Alimentos Ricos em Vitamina K
Vitamina K2 – produzida no nosso corpo pelas bactérias da flora intestinal
Vitamina K3 – feita em laboratório para fins de suplementos alimentares.
Como os problemas de saúde provocados pela falta de vitamina K podem ser simples, como um sangramento do nariz ou mesmo graves, como um aborto por descolamento de placenta, vale a pena conhecer quais são os alimentos ricos em vitamina K e assim se proteger desses possíveis males.
É importante saber que os alimentos ricos em vitamina K não devem ser congelados, pois a vitamina K acaba sendo destruída em baixas temperaturas.
Por outro lado, os alimentos ricos em vitamina K podem ser cozidos. A vitamina K não é destruída com o calor do cozimento.
Outra informação legal que devemos lembrar é a quantidade recomendada para consumo, que para as mulheres é de 90 mcg e 120 mcg para os homens.
Essa lista foi elaborada de acordo com a concentração de “filoquinona” (esse é o verdadeiro nome da vitamina k1) para cada 100 g de alimento.
Alimentos ricos em vitamina K
- Espinafre Cozido – 541 mcg
- Couve – 440 mcg
- Chá Verde – 433 mcg
- Repolho – 339 mcg
- Agrião – 315 mcg
- Chá Preto – 262 mcg
- Alface Romana – 103 mcg
- Cenoura – 104 mcg
- Óleo de Soja – 193 mcg
- Couve de Bruxelas – 177 mcg
- Brócolis Cozido – 141 mcg
- Couve-flor – 150 mcg
- Acelga – 123 mcg
- Aspargos – 34 mcg
Como variações na concentração podem ocorrer quando os alimentos ricos em vitamina K são ingeridos crus ou cozidos, o recomendado é comer uma porção maior para garantir que nenhum nutriente irá faltar.
Sem comentários:
Enviar um comentário