Melgas & Mosquitos
Óleo de citronela: colocar entre 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou aplicá-lo directamente sobre a pele, diluído com óleo de amêndoa, uva ou camomila.
Dica para Melgas: CRAVO NO LIMÃO
Anotem essa RECEITA... e também divulguem para tantos quantos quiserem, para eliminar esses "bichinhos" intrusos.
Esta dica é óptima para quem faz as refeições ao ar livre.
Cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos.
Um repelente eficiente e barato.
Posso garantir que funciona mesmo.
O limão, quem diria, não tem o mesmo prestígio entre as moscas e os mosquitos.
Aliado ao cravo, ajuda-nos a combater o Aedes Aegypt.
É um repelente de mosquitos O cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas.
Contra moscas e mosquitos era novidade, até que experimentei e fiquei admirado com os resultados.
Faça como na foto.
Enterre alguns Cravos em meio Limão.
Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.
Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue, malária e outras doenças transmitidas por mosquitos.
Use também na geladeira para afastar maus odores.
Para quê gastar dinheiro quando podemos fazer em casa o nosso próprio repelente? Aqui ficam as receitas:
— Para o corpo:
Ingredientes:
– 1/2 litro de álcool;
– 2 colheres sopa de cravo da índia;
– 100 ml de óleo de bebé (ou óleo mineral, de amêndoas, etc).
Preparação:
– Coloca o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adiciona os cravos da índia. Deixa a mistura 4 a 8 dias, agitando duas ou mais vezes por dia (quanto mais tempo fica e mais se agita mais concentrado vai ficar).
O álcool irá extrair o óleo essencial do cravo da índia, que tem propriedades repelentes de vários insectos para além dos mosquitos como por exemplo formigas e até as pulgas dos animais.
– Após 4 dias de infusão junta o óleo escolhido.
– Coa a mistura e coloca em frascos bem limpos e de preferência com tampa de borrifador, para facilitar a aplicação (caso não tenhas este tipo de tampa, coloca uma gota em cada braço e pernas e espalha, os mosquitos serão repelidos).
O óleo e o álcool não se misturam completamente, por isso antes de usar agita bem o frasco antes de aplicar.
A mistura tem de ser reaplicado a cada 6 h aproximadamente.
— Para o ambiente:
Podes ainda aproveitar o aparelho eléctrico de pastilhas repelentes. Corta a casca de laranja no mesmo formato da pastilha e coloca-a no mesmo local. O aquecimento do aparelho provoca a libertação de ácido cítrico presente na casca, que os insectos não gostam nada.
***Um dica da nossa amiga Maria Tica Prayce
testado no campo alentejano e em Maputo ..e funciona: macerar num frasco com álcool durante alguns dias cravinhos da índia, pimenta da jamaica, e erva principe. Pode pôr também alecrim ou alfazema. Coar para um frasquinho spray e juntar algum Oleo bebé ou de amendoas. Chocalhar antes de usar para misturar bem o álcool e o óleo. Pode usar no corpo, nas molduras das portas e janelas.
***
Recolhe folhas de lavanda (lavandula sp), tabaco (Nicotiana tabacum), alecrim ( Rosmarinus Officinalis) e piretro (Tanacetum cinerariifolium), deixa-las secar. depois de secas tritura esta mistura até fazer um pó, podes usa-la como pó ou misturar com água deixando a macerar durante 24 horas, depois é coar e usar para borrifar. Cada planta pode ser usada individualmente, mas estas plantas combinadas mostram-se muito eficazes.
A Citronela ( erva cidreira) é outro excelente repelente natural ( muitas vezes vemos velas feitas com essências de Citronela). A camomila é também outro excelente repelente. Estas duas plantas combinadas funcionam de uma forma altamente eficaz.
Junta-se aproximadamente 30g de folhas de cada planta levar a ferver em 3 litros de água, deixar arrefecer, coar e usar.
Outros repelentes naturais são os citrinos ( muito usado para as pulgas) mas cuidado ao utilizar pois em quantidades excessivas são tóxicos para alguns animais de estimação! NÃO DEVE DE SER USADO EM GATOS, É MUITO TÓXICO PARA ELES!
Basicamente e fazer um chá com cascas de citrinos (não importa quais,vai resultar bem),deixar ferver. Depois de arrefecer podes usar para pulverizar o quintal a casa as camas dos animais, dar banho a animais...etc
MOSCAS e MOSQUITOS
Pôr, penduradas em jarras ou vasos, as seguintes ervas em molhos: sabugueiro, alfazema, hortelã, hortelã-pimenta, artemísia, poejo, arruda e abrótano.
Pendurar pedaços de raiz pegajosa da énula-campana nas portas, janelas, etc.
Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
Queimar um pau de incenso também ajuda a afastar as moscas.
Sem comentários:
Enviar um comentário