A água de Rosas contém vitamina A e C, antisepticos e antinflamatórios assim como propriedades anti-bacterianas.
Foi inventada originalmente como perfume e as suas propriedades refrescantes foram também desde cedo aproveitadas como bebida.
Com o passar dos tempos esta mistura viu o seu uso cada vez mais difundido à medida que foi adaptada a múltiplos usos.
A água de rosas é hoje aplicada geralmente para refrescar e tonificar a pele devido à sua natureza perfumada e hidratante. É também por vezes misturada com limonada e utilizada como condimento para nalguns pratos.
O que precisa?
Rosas frescas
Um tacho grande
Água destilada
Retire as pétalas às rosas. O caule e as folhas não são necessários para fazer esta mistura.
Quanto mais frescas e menos químicos tiverem as rosas melhor. Se as rosas não forem colhidas por si mas sim compradas numa loja, passe as pétalas por água fria para retirar os químicos.
Coloque as pétalas num tacho grande juntamente com a água destilada. Deite uma quantidade de água destilada apenas o suficiente para cobrir todas as pétalas de rosa. Se deitar água a mais a mistura ficará demasiado diluída. Cubra o tacho com a tampa e deixe aquecer até que as pétalas comecem a perder a cor.
Assim que as pétalas percam a cor , filtre a água para um recipiente fechado. A sua água de rosas está pronta.
Ainda que mais trabalhosa, uma forma de obter uma mistura mais pura é verter a água que se acumula na tampa do tacho com o calor – água evaporada.
1 comentário:
Grata pela partilha. Interessante a receita, vou experimentar.
Apenas tenho duas questões, se me poder responder, gostaria de saber a forma mais recomendável de conservar a água de rosas e durante quanto tempo.
Enviar um comentário