terça-feira, 15 de março de 2011

Diabetis

Esta é uma doença causada pela ausência ou deficiência da produção de insulina que é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pela absorção da glicose do sangue que vai alimentar as células. Quando a insulina tem produção diminuída ou estaguinada, provoca a elevação da glicose no sangue, cuja taxa normal, em jejum é de 70 a 110 mg por 100 ml de sangue.

SINTOMAS E COMO SE ADQUIRE 
A pessoa começa a apresentar sede intensa, urinas freqüentes e em grandes quantidades, fome exagerada, perda de peso ou obesidade, sistema imunológico fraco, desânimo, cansaço, coceira no corpo, visão turva, câimbras, impotência sexual, cicatrização difícil etc. Muitas vezes, a doença não apresenta nenhum sintoma, podendo-se passar anos sem a pessoa descobrir que tem diabetis. É adquirido por vários fatores como hereditariedade, infecção viral quando os anticorpos produzidos para combater a infecção destroem o pâncreas atingindo as células que produzem a insulina, mas a maioria contrai por causas desconhecidas e para nós naturopatas seriam provenientes de maus hábitos alimentares e estados emocionais negativos. Inúmeras pessoas têm sido beneficiadas com o tratamento natural, algumas delas conseguindo reverter o quadro, obtendo cura total. Mas, porque outras não? Esta diferença se dá não só porque cada corpo é um corpo, mas, principalmente, porque cada um sente e pensa de maneira diferente.

QUERER OU NÃO QUERER… 
Uma senhora com cerca 40 anos, bonita, empresária bem sucedida, inteligente, com tudo para ter o emocional equilibrado, está com princípio de diabetis. Ela gosta muito dos tratamentos naturais, pede informações, escuta com atenção, parte dela quer tratar-se desta maneira, porém uma outra parte impede que vá em frente, como se seu inconsciente desejasse esta doença.
Querer ou não querer, só ela poderá decidir, porém vou dar algumas possibilidades do porquê desse choque entre o consciente e inconsciente:
- Apego à situação: Ficar doente foi a maneira que encontrou de dizer para as pessoas mais próximas que, está sofrendo, não agüenta mais viver desta maneira, pede socorro e ninguém escuta.
- Agora, ninguém vai irritá-la, todos vão fazer o que ela quer porque o médico já disse que parte desta doença é emocional.
- Quer ser uma pessoa comum, comer de tudo, fazer de tudo que a parafernália da vida oferece, porém a alma quer evoluir, cumprir missão e está dizendo: é hora de mudar de hábitos para sutilizar a matéria e crescer em espírito.
Muitas vezes, ouvi desta pessoa o quanto gostaria que sua vida fosse mais natural e relaxada e que o mundo fosse melhor. Mas não se deu conta que para que isso aconteça é necessário que aja uma consciência individual, depois coletiva. Não será um presente que sua alma está lhe dando: a diabetis, já que, conseguindo mudar-se, terá possibilidades de mudar muitas pessoas com o seu exemplo, dentro da sua própria empresa, com seus empregados e clientes que são muitos e têm uma relação muito direta com ela?

COMO MUDAR PARA LIVRAR -SE DA DIABETIS 
Observar o corpo. Logo vai perceber que alguma coisa errada está com seu intestino, seja ressecamento, prisão de ventre, gases, enfim o diabetis apesar de ser deficiência do pâncreas é também mau funcionamento do intestino. Então a primeira coisa a fazer é cuidar dele que deve funcionar de 2 a 3 vezes ao dia, se isto não está acontecendo é preciso estimular mudando a alimentação. (vide Saúde Integral número 8, como fazer um cardápio). É necessário retirar todos os tipos de carnes vermelhas ou brancas. O açúcar nem se fala, porém , em alguns casos pode ser liberado o mel de abelhas. Os dietéticos são nocivos para a saúde, a maioria deles já foram denunciados como cancerígenos. Quanto a stévia, só é natural se estiver em folhas frescas ou secas, que são verdes e não brancas como se apresenta o pó vendido no mercado, portanto não deve ser usado. O alimento ideal para o ser humano é aquele que saiu da feira como verduras, legumes, frutas e não o industrializado. Há muitos alimentos que contém açúcar como o amido (pão, arroz, batata) as frutas em geral, podem ser usados desde quando sejam frescas, nunca industrializadas nem congeladas. Os amidos integrais, como as farinhas (trigo, aveia etc) e o arroz nunca devem ser refinados. Por tanto comer arroz integral, pão integral, não darão problemas para o diabético se devidamente orientado. Sucos de folhas verdes são recomendados, principalmente se passado na centrifuga em vez do liqüidificador. Beber bastante água durante o dia, longe das refeições.

FITOTERAPIA
 Existe uma folha chamada pata-de-vaca, excelente para diabetis, porém o chá, não trará resultados. Esta folha deve ser macerada no álcool de cereal, transformada em tintura porque só desta maneira é extraído seu principio ativo. Outros chás: insulina, pau de ferro, graviola e cana do brejo.

INSISTÊNCIA AO PASSADO
 Aí está o sentimento negativo do diabético. Ele fica só no passado. Se você é diabético ou conhece alguém que é, observe se não há tendência de ficar recordando, querendo voltar para ser feliz ou lastimando o passado. Existe um floral de Bach que pode curar este sintoma é o Honeysucle. Esta é a tendência geral, pode haver exceções, tem um ditado que diz que: “na medicina e no amor, nem nunca nem sempre”.

OUTROS PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS
 - Limpezas intestinais periódicas (enemas) - Barro ao ventre todos os dias, durante o mínimo de 2 horas
- Faixa úmida nas refeições - Frotações várias vezes por dia, sendo a 1a. ao despertar
- Tintura de pata – de – vaca: 7 gotas 4 vezes ao dia
- Usar chá de insulina, pau de ferro, graviola ou cana do brejo: 3 copos diários, variando a cada 30 dias - Exercícios físicos (caminhada, bicicleta, natação, etc.)
- Suco desintoxicante: Passar na centrifuga: - 3 tipos de folhas diferentes (couve, alface, dente de leão, rúcula, salsão, agrião, alho porro, hortelã, chicória, folhas de cenoura, folhas de beterraba, almeirão, etc.) - 2 raízes ( cenoura, bardana, nabo, rabanete, inhame, beterraba, etc.) - 1 maçã Beber imediatamente 2 a 3 vezes ao dia .
Este suco ajuda a desintoxicar todo o organismo, é antioxidante, combatendo os radicais livres, maior inimigo da medicina ortomolecular.
Observação: Não ingerir mais que 1/3 de um copo de uma só vez, porque é bastante concentrado e não deve ser diluído na água.
Fique atento:
- Se houver diabéticos na família
- Com crianças que nascem com mais de 4 quilos e meio
- A hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue, porque pode ser o princípio do diabetis, que é o excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia).
- Se seu intestino não funciona todos os dias

DICAS: 
- Não impressione com as conseqüências que o diabetis pode ter porque se você fizer um tratamento natural radical o quadro pode reverter e curar, não somente controlar.
- Embora tenham dois tipos de diabetis, a naturopatia trata de uma maneira só.
- Estabeleça horários para se alimentar e evite comer em demasia, saia da mesa com um pouco de fome para dar espaço a seu estômago retornar à posição normal (os alimentos pesados deixa-o dilatado) e nunca coma depois do sol se por.
- Ao contrário do que muitos pensam, a primeira e última refeição devem ser mais leves.
- Experimente fazer uma dieta de frutas durante 3 dias todo mês.
- Caminhar todos os dias durante o mínimo de 30 minutos pode evitar.
- O stress pode gerar esta ou outras doenças.
- Procure viver em harmonia no trabalho e com os familiares.
 - Não use sapatos apertados.
- Mude sua alimentação sem achar que é sacrifício, como todo hábito logo estará adaptado e agora a comer corretamente.
Uma dieta com fritura ou muito sal, por exemplo, não faz bem para ninguém. Combine os alimentos, as cores e os sabores e COMA COM PRAZER!

Bibliografia: Estudos com Dr. Áureo A. Caribe (médico clínico) Curso Dr. Fernando Hoisel (médico clínico) Boletins informativos sobre Diabetis

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais.

Sem comentários: