terça-feira, 6 de julho de 2010

Dieta das cores

Com o verão batendo á porta vejam como ficar em forma com muita saúde e disposição com a dieta das cores.


Pesquisas realizadas dividem frutas, verduras, legumes e cereais por cores e mostram que, em cada refeição, o ideal é ingerir uma porção de cada um dos diferentes grupos para fazer bem ao corpo.
"Prestar atenção nas cores é uma maneira bastante simples de controlar o consumo de nutrientes. O correto é incluir seis tons diferentes a cada refeição", explica a nutricionista Juliet Marzalek, especialista em nutrição clínica.
Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, demonstrou que pessoas que comiam alimentos de cor amarela e verde sofriam menos riscos de ter tumores.
Na Itália, cerca de seis mil pacientes que passaram a ingerir alimentos alaranjados tiveram a incidência de câncer no intestino diminuída em 50%. Apesar de hortaliças e frutas serem essenciais, as proteínas de origem animal ou vegetal não devem ser esquecidas.
Os chamados alimentos plásticos formam ossos e músculos e auxiliam a renovação celular.

Conheça aqui, quais são os grupos de cores e seus benefícios para o organismo:

Marrom
Castanhas, nozes e cereais integrais: ricos em vitamina E, substância que prolonga a juventude.
"Esse grupo deve ser ingerido com cautela, pois tem altos valores calóricos: 10 gramas de castanhas têm 60 calorias. O ideal é consumir 1 colher de sopa por dia", alerta Juliet.

Azul
Repolho roxo, beterraba, figo e ameixa: são alimentos cheios de anticianina, um pigmento que protege o coração e melhora a circulação.

Branco
Banana, cogumelos, batata, cebola e alho: alimentos de cor clara previnem contra tumores intestinais.

Vermelho
Melancia, caqui, morango e tomate: carregados de um pigmento chamado licopeno, antioxidante natural que protege contra as substâncias químicas agressivas às células.

Laranja
Mamão, abacaxi, manga, cenoura e milho: são ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, boa para olhos e tecidos, e que ainda atua fortalecendo o sistema imunológico.

Verde
Brócolis, espinafre e outras folhas: são ricos em vitaminas e outras substâncias, como ácido fólico, um nutriente capaz de afastar males como o infarto e câncer.
Além de ter grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.

Para melhor aproveitar essa dieta consulte um médico e ou nutricionista para adequá-la ao seu organismo e estilo de vida.

Fonte de referência: Yahoo Beleza e Saúde






Verde, laranjaroxovermelho e branco.
 Misture essas cores incluindo vegetais e frutas em sua dieta e viva melhor. É o que propõe a dieta das cores: 

A dieta conscientiza as pessoas a comerem pelo menos cinco frutas e vegetais por dia. Esses alimentos
 ajudam na prevenção do câncer e de doenças crônicas", explica a nutricionista Anna Macknight. Nos Estados Unidos, a dieta é chamada de 5-a-day e aqui no Brasil ela também é conhecida como "5 ao dia". Segundo o Instituto Americano de Pesquisa em Câncer, 30 a 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos com uma dieta saudável, na qual 60% das calorias diárias sejam provenientes de alimentos de origem vegetal. Entre outras vantagens da dieta colorida, está a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. 

A proposta é dividir as frutas e verduras em cinco grupos, usando cores para diferenciar cada categoria.

Escolhendo alimentos de todos os grupos ao longo dos dias, você garante uma maior variedade de nutrientes na dieta.
"Frutas e verduras contêm muitas vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias que ajudam na manutenção da saúde", diz Anna Macknight.
Temos em nossa região , maravilhosas frutas ...abacaxi, melancia, tangerina, banana,caju,todas de hortas de pequenos agricultores que vendem em nossa feira livre e o que é melhor , SEM AGROTÓXICOS!



"Não há necessidade de consultar um nutricionista apenas para incluir mais frutas e verduras na dieta. 
Um nutricionista pode ser consultado se existirem mais dúvidas sobre a alimentação ou para controlar problemas específicos de saúde".

Sem comentários: