segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Conselhos de Nutricionista: Alimentos queimados

Resultado de imagem para Alimentos queimados

Conselhos da Nutricionista: Fernanda Martins(*)
Apenas um conselho, não deixar queimar nenhum alimento (cuidado com as partes pretas)! Relação entre a comida queimada e o cancro Muito se falou a respeito de que comer comida queimada produz câncer, esta ligação é dada principalmente pelo fato de que o cozimento em altas temperaturas dos alimentos dá lugar à formação de certas substâncias que, uma vez ingeridas, passam para o nosso corpo. Algumas delas foram relacionadas com a formação de células cancerosas. As substâncias que podem estar presentes nos alimentos e que se ligam ao câncer são: 
Acrilamida: um composto orgânico que se forma nos alimentos ao serem cozidos a altas temperaturas. Nos humanos, ainda não se demonstrou de forma conclusiva a sua relação com o câncer, ainda que se tenha observado que a sua exposição mediante a dieta pode ser importante no aparecimento de câncer de pâncreas. 
Aminas heterocíclicas: trata-se de um composto químico que está presente em certos alimentos cozidos a altas temperaturas, como por exemplo, a carne. Uma das funções biológicas desta amina é a criação de carcinógenos, agentes capazes de produzir câncer quando se expõem a agentes vivos. 
Atualmente, não há um estudo que possa concluir que o consumo de alimentos queimados causa câncer. No entanto, e baseando-nos no que anteriormente foi explicado, estar frequentemente exposto às substâncias que se geram nos ingredientes ao cozinhá-los a altas temperaturas, poderia aumentar o risco de sofrer desta condição, especialmente de câncer de estômago, cólon, pâncreas, entre outros. Por este motivo, diversos especialistas médicos e assessores de saúde da União Europeia, pediram para limitar o consumo de comida queimada pelo seu conteúdo de acrilamida, que poderia ser prejudicial para a saúde.

(*)  Nutricionista e Nutricoach.
Marcação de consultas de reeducação alimentar:
Lisboa (Av. 5 de Outubro, 72 - 8º. A) 96 474 69 43
Carnaxide 21 416 05 82
Grow Up (Benfica) 96 474 69 43

  • Consultas de Nutrição Funcional, presencial, ou via skype ou facebook;
  • Personal Nutritional Shopper: consiste no acompanhamento dos clientes nas compras de produtos no supermercado com objetivo de explicar a escolha dos “novos alimentos” que foram introduzidos no plano alimentar;
  • Personal Chef - aulas práticas de cozinha saudável em casa do cliente para explicação básica da utilização e confeção dos novos produtos alimentares.


1 comentário:

Jorge de Almeida Rocha disse...

Acrilamida
"Nos humanos, ainda não se demonstrou de forma conclusiva a sua relação com o câncer..."

Aminas heterocíclicas
" não há um estudo que possa concluir que o consumo de alimentos queimados causa câncer."

Então há o quê?
Só especulação sensacionalista típica de pseudociências...