domingo, 12 de junho de 2016

Qual é a diferença entre OGM e Transgênico?


Um Organismo Geneticamente Modificado ( OGM) é um ser vivo que sofreu alguma mudança artificial em seu material genético, mediante manipulação da engenharia genética. A mudança pode ser apenas em mudanças na estrutura ou na função do próprio material genético do organismo, mas não introduziu nenhum material genético de outra espécie no material genético original, então esse organismo é considerado somente um OGM.

Um Transgênico é um OGM que recebeu uma parte do material genético de outra espécie. Um organismo geneticamente modificado foi submetido a técnicas laboratoriais que, de alguma forma, modificaram seu genoma, enquanto que um organismo transgénico foi submetido a técnica específica de inserção de um trecho de DNA de outra espécie. Assim, o transgénico é um tipo de OGM, mas nem todo OGM é um transgénico. Devido a relação existente entre esses termos, frequentemente, eles são utilizados de forma equivocada como sinónimos.

Todo Transgênico é OGM, porém nem todo OGM é um Transgênico.

Assim, todo organismo transgénico é um OGM, já que sofreu alterações genéticas artificiais. Porém, um OGM só se torna um transgénico se houver recebido uma transferência genética de uma outra espécie nesse processo de manipulação .Com A sigla OGM é muito utilizada, mas hoje vem sendo simplificada para GM, ou seja, geneticamente modificado. Outro termo muito utilizado é PGM que significa planta geneticamente modificada.


Como reconheço um OGM?

Em geral, não é possível reconhecer visualmente um ser vivo transgénico ou qualquer outro organismo geneticamente modificado. Na maioria dos casos, são necessárias análises laboratoriais para verificar, confirmar ou atestar se foram realizadas modificações genéticas através de intervenção ou manipulação humana.

Plataforma Transgénicos Fora

Sem comentários: