quinta-feira, 5 de maio de 2016

Diferenças entre quinoa branca/dourada e vermelha/castanha



Quinoa é um cereal por vezes referido como o “rei dos grãos”, devido ao seu valor nutricional robusto, é originário da América do Sul, mas é distribuído em todo o mundo, valorizado pela sua riqueza em carboidratos e teor de fibra. É também uma das poucas plantas que oferece uma proteína completa, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo não pode produzir por si. A quinoa vem em variedades diferentes com diferenças nutricionais.

Calorias
Se você quer perder peso, quinoa branca é a escolha mais saudável, pois é ligeiramente mais baixa em calorias. Uma porção de ¼ de chávena/xícara de quinoa branca fornece 160 calorias, enquanto a mesma porção de quinoa vermelha contém 180 calorias. A diferença não é suscetível de ser significativa, a menos que você consuma quinoa muitas vezes. Se  mudou de comer ½ chávena/xícara de quinoa vermelha para ½ chávena/xícara de quinoa branca diariamente, vai economizar 280 calorias semanais.

Gordura
Apesar de quinoa branca é mais baixa em calorias, é menos adequada para dietas de baixo teor de gordura, pois contém 4 g por 1/4 de chávena/xícara, em comparação com 3 g em ¼ de chávena/xícara da quinoa vermelha. Embora a gordura da dieta seja rica em calorias, proporciona muitos benefícios à saúde, pois ajuda o corpo a absorver vitaminas, promove a função saudável do cérebro e garante o crescimento e desenvolvimento adequados.

Carboidratos
Os carboidratos são a principal fonte do seu corpo de energia, por isso, alimentos ricos em carboidratos são ideais para atletas. Quinoa vermelha é mais rica em carboidratos, com 33 g por 1/4 chávena/xícara comparado a 29 g em uma porção de ¼ de chávena/xícara de quinoa branca. Nenhum tipo de quinoa é adequado para dietas de baixo carboidrato, o que pode ser benéfico para a perda de peso.

Fibra
Se você quiser aumentar a sua ingestão diária de fibras, quinoa branca é uma escolha muito melhor, porque ela fornece quase o dobro da fibra da quinoa vermelha. Uma porção de ¼ de chávena/xícara de quinoa branca fornece 11 g de fibras, enquanto quinoa vermelha contém 6 g. A fibra dietética é útil para perda de peso porque proporciona saciedade, mas também promove a saúde do seu sistema digestivo e pode ajudá-lo a gerir o seu açúcar no sangue e os níveis de colesterol.

Proteína
Quinoa branca e vermelha tem quantidades similares de proteínas. Quinoa branca é um pouco maior neste nutriente, com 7 g por 1/4 de chávena/xícara em comparação com 6 g em cada ¼ de xícara de quinoa vermelha. Proteína constrói e mantém os tecidos do seu corpo por isso é vital para a sua saúde. Também, pesquisas sugerem que dietas ricas em proteína podem ser preferíveis a menores dietas ricas em proteínas para perda de peso.

Vitaminas e minerais
Quinoa vermelha e branca tem conteúdo semelhante de vitaminas e minerais, mas quinoa branca é um pouco mais saudável em termos desses nutrientes. Uma porção de ¼ de copo de quinoa branca fornece 15 % da ingestão diária recomendada de ferro e 2% da ingestão diária recomendada de cálcio, enquanto quinoa vermelha contém 12%, e 0%, respectivamente. Além disso, a quinoa branca oferece 4% da ingestão diária recomendada de vitamina A em cada porção de ¼ de chávena/xícara, enquanto a quinoa vermelha fornece nenhuma.

Sem comentários: