terça-feira, 1 de março de 2016

Os Cogumelos...

... são um dos alimentos que vale a pena ter presente na nossa dieta habitual, pois além das inúmeras utilizações culinárias, têm comprovadas propriedades terapêuticas que são conhecidas e usadas desde há muitos séculos, nomeadamente nos países asiáticos.

Numa perspetiva medicinal, é comum o uso do extrato de cogumelos na medicina complementar, nomeadamente para baixar a tensão arterial e o colesterol, sendo atualmente muito usado como adjuvante do tratamento da doença oncológica, associado à quimioterapia convencional. Os efeitos terapêuticos deste fungo são referidos em diversos estudos que comprovam as suas propriedades antibacterianas, antivirais e anti tumorais. Funciona também como promotor da imunidade através da ação dos Beta-Glucanos, um tipo de polissacarídeo que tem a capacidade de estimular a função das células do sistema imunitário.

Além destas propriedades, os cogumelos contêm vitaminas e minerais e são um alimento rico em fibra, de elevado valor nutritivo e baixo índice glicémico. Das diferentes espécies que existem, alguma são mais utilizadas com objetivos terapêuticos como o maitake e o shitake, pelos comprovados efeitos como estimuladores do sistema imunitário.

A boa notícia é que hoje em dia já é possível encontrar algumas destas variedades e outras menos usuais como os cogumelos botão baby ou os cogumelos ostra, em lojas de produtos asiáticos, seja na forma fresca ou desidratados.

Um dos aspetos a ter em atenção é que os cogumelos não devem ser consumidos crus pois contêm uma substancia, a agaritina, potencialmente tóxica, mas que é neutralizada pelo processo de cozedura. Assim, aproveita as suas inúmeras propriedades benéficas e aprecia esta iguaria confecionando um assado de vários legumes e cogumelos de diferentes variedades. A vitamina C dos legumes irá potenciar a absorção dos componentes presentes nos cogumelos e assim obterás um prato rico em sabor e de elevado valor nutritivo.

Sem comentários: