domingo, 27 de março de 2016

Não aqueça as suas sementes ou faça-o com cuidado!



As sementes são cada vez mais populares e cada vez mais usadas (e muito bem) para enriquecer a alimentação diária. As biológicas são obviamente as melhores e variedade é o que não falta: abóbora, linhaça, sésamo, girassol, chia, cânhamo, papoila,…

A cada uma destas sementes se podem atribuir benefícios de saúde específicos e o valor nutricional varia de semente para semente. Por norma são boa fonte de fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras de qualidade. Por exemplo, as sementes de girassol possuem mais ómega 6 do que as de linhaça que apresentam mais ómega 3.

De uma maneira geral há alguns cuidados que deve ter quando come sementes:

- Se procura as sementes pelo seu teor de gorduras de qualidade, não as deve torrar ou comprar já torradas/tostadas. As temperaturas usadas para torrar vão estragar as gorduras das suas sementes. Se as quiser torrar faça-o em casa e assegure-se que não ultrapassa os 100ºC (idealmente não ultrapasse os 50ºC). Pela mesma razão recomendamos óleos de primeira pressão a frio.

- Não as deve torrar também pelo seu teor antioxidante, que se perde com o aquecimento. Junte sementes a saladas frias ou mesmo na sopa mas só na hora de consumir.

- As sementes devem ser bem mastigadas, mas aquelas que são pequenas demais para serem mastigadas, devem ser trituradas (linhaça, sésamo). Pode triturar com o almofariz e o pilão por exemplo ou com um moinho de café. Assim vai aproveitar melhor o seu valor nutricional. O processo de oxidação inicia-se assim que as sementes são trituradas. Por isso, triture e consuma na hora, não as compre já em pó.

- Se o que pretende é o efeito intestinal de algumas fibras, pode consumir as sementes pequenas inteiras. Vão ter o efeito de potenciar os seus movimentos intestinais mas não conseguirá absorver grande parte dos nutrientes, uma vez que muitas delas passarão intactas pelo estômago e intestino.

- Se decidir colocar sementes no seu pão saiba que vai aproveitar a fibra, para o seu intestino vai ser benéfico na mesma, mas não estará a tirar total partido dessas sementes. Use-as cruas sempre que puder. 

 - Demolhar as sementes, é uma forma de digerir melhor quando já as consumiu e sentiu que não as digeriu bem. O sabor até pode sair intensificado e ficar ainda mais agradável. O ato de demolhar retira algum dos fitatos que impedem a absorção de alguns minerais e retira algumas toxinas que possam existir na semente. Pode demolhar 24 horas, mas 6 a 12 horas são suficientes para a maioria das sementes. Depois de demolhar convém secá-las bem, o que pode fazer com um pano, ao sol, ou no forno a uma temperatura muito baixa (cerca de 25-50ºC). Compre sementes ao natural, não torradas e sem sal. Consuma-as directamente, triture-as na hora de comer se forem muito pequeninas ou use-as inteiras. Evite aquecê-las, mas se o fizer mantenha uma temperatura inferior a 50ºC por pouco tempo. Varie nas sementes escolhidas!

 EsmeraldAzul

Sem comentários: