terça-feira, 15 de março de 2016

Como aumentar o HDL?




- Caminhadas!

 - As gorduras mono e poliinsaturadas, presentes no azeite, azeitonas, nozes, avelã, castanhas, amendoim, sementes de girassol, sementes de sesamo e abacate, são consideradas gorduras saudáveis, que ajudam a aumentar o HDL.
 - Alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, legumes, frutas e verduras ajudam a elevar o colesterol HDL.
 - O consumo excessivo de carboidratos eleva os níveis de triglicerídeos e reduzem os de HDL. Doces, refrigerantes, massas, pão etc, se consumidos com elevada frequência podem agravar os valores do seu HDL. Dê preferência para pão, cereais e massas integrais, sumos naturais e chocolate negro, com mais de 70% de cacau. Frutas têm carga glicêmica baixa e não são problemas. As frutas de cor avermelhada ou arroxeada parecem ter os melhores efeitos sobre o HDL. Exemplos são amora, uvas, cereja, cramberry, etc.
- Exercícios aeróbicos frequentes, isto é, pelo menos 20 a 30 minutos por 4 a 5 vezes por semana, podem aumentar o colesterol HDL em cerca de 5 a 10% em adultos sedentários. Quanto mais intensa e mais frequente for a atividade, melhor a resposta
Exemplos de exercícios aeróbicos incluem caminhada, corrida, ciclismo, natação, jogar basquete, futebol ou qualquer outra atividade que aumente a sua frequência cardíaca de forma constante por no mínimo 30 minutos. Para ser efetivo, o coração precisa estar o tempo todo acelerado, dentro da faixa de queima calórica recomendada para a sua idade. Se você anda e para a toda hora, permitindo que o coração desacelere e volte ao nível de batimentos normais, isso não tem efeito algum.
Para aquelas pessoas com falta de tempo, 20 minutos de exercícios, pelo menos 3 vezes por semana, é o mínimo aceitável.
Se você já é uma pessoa fisicamente ativa (30 minutos, 5 vezes por semana) e mesmo assim tem o HDL baixo, aumentar a carga de exercícios não irá trazer maiores benefícios. É melhor focar em outras mudanças de hábito de vida.

VALORES DESEJADOS DE HDL

Em geral, quanto maior for o HDL, melhor. A classificação do colesterol HDL conforme o seu nível sanguíneo é feita da seguinte forma:
  • Homens
HDL menor que 40 mg/dL – Valores abaixo do desejado.
HDL entre 41 e 60 mg/dL – Valores normais.
HDL maior que 60 mg/dL – Valores ideais.
  • Mulheres
HDL menor que 50 mg/dL – Valores abaixo do desejado.
HDL entre 51 e 60 mg/dL – Valores normais.
HDL maior que 60 mg/dL – Valores ideais.

Sem comentários: