terça-feira, 17 de novembro de 2015

Algas: Carminativas


As Algas são carminativas(reduzem gases intestinais) e anti flatulência causada pelas Leguminosas e Vegetais verdes escuros(couves em geral, couve-flor, couves-de-Bruxelas, couve-branca, couve galega, repolho, brócolos, pepino, cebola e pimento).


Porque certos alimentos provocam mais gases

Alguns alimentos contêm hidratos de carbono complexos, que não são completamente digeridos no estômago e no intestino delgado, pelas enzimas digestivas. É o caso da estaquiose e da rafinose, dois hidratos de carbono presentes em grande quantidade nas leguminosas e nas couves em geral. Estas substâncias não digeridas, ao chegarem ao intestino grosso, são decompostas pelas bactérias presentes, e os gases são o resultado desta acção bacteriana.

Outros alimentos que normalmente aumentam a produção normal de gases no intestino são o leite de origem animal, o açúcar (adoçantes artificiais também produzem gases – é o caso do sorbitol, xilitol e manitol) e os doces feitos com açúcar, a batata e as bebidas gasosas (refrigerantes com gás, cerveja, etc.)

Como diminuir a produção e o desconforto dos gases?

Uma vez que as leguminosas são alimentos muito benéficos em vários aspectos (bons demais para não serem ingeridos!), uma forma de evitar esta excessiva produção de gases passa por deixá-las de molho em água durante uma noite, antes de serem cozinhadas, de modo a reduzir os açúcares indigeríveis.

Uma medida eficaz para reduzir a produção de gases, após a ingestão de determinados alimentos, é juntar determinadas ervas ou especiarias, que ajudam a digerir certos alimentos como as couves e a leguminosas.

O alecrim, a salva, o tomilho, o funcho e as sementes de alcaravia, são muito benéficas na redução dos gases provocados por aqueles alimentos e podem ser colocados a cozinhar juntamente com eles.

Os chás de hortelã-pimenta, de camomila e de funcho ajudam a aliviar a flatulência e devem ser bebidos após as refeições que contenham alimentos referidos como grandes produtores de gases.


Fontes: Florbela Mendes - nutricionista; Educare


Receitas? Clique aqui!

Sem comentários: