quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Farelo e Gérmen: conheça os seus benefícios

Promete reduzir o colesterol, ajudar no emagrecimento, favorece o intestino e aumenta o período de saciedade. O farelo de trigo, embora seja um alimento dispensável por muitas mulheres, pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde, desde que consumido com orientações especializadas. “Trata-se de uma película externa do grão de trigo (casquinha do grão) e é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes no nosso organismo. É um alimento que contém pouca caloria, auxiliando também no emagrecimento”, explica Gustavo Vilela, médico hematologista.

 Benefícios do farelo de trigo

 Intestino saudável: Para quem sofre com o problema de intestino preso, consumir o farelo pode auxiliar no desconforto abdominal e na limpeza intestinal. “Ele auxilia na limpeza do intestino, eliminando toxinas fecais de modo mais eficaz”, indica Vilela. Ele ainda pode prevenir doenças. “Além disso, seu consumo evita o surgimento de inflamações gastrointestinais”, acrescenta Maria Fernanda Pio, nutricionista esportiva à frente da equipe MPIO.

 Emagrece: Quando ingeridas, as fibras presentes no farelo ‘incham’ em contato com a água, aumentando o período de saciedade. “Conseqüentemente, podem colaborar para controlar o apetite e o emagrecimento em um programa apropriado de reeducação alimentar e atividade física”, diz Vilela.
Saúde em dia: O farelo também pode ser uma arma interessante para reduzir o colesterol, pois é responsável também pela diminuição da absorção de gorduras no intestino. “Ele reduz os níveis de açúcar e colesterol no sangue e pode prevenir o surgimento de doenças crônicas”, avalia Maria.


Como incluir o farelo de trigo nas receitas 

Por não ter um sabor característico, o ideal é usá-lo como auxiliar na preparação de pratos. “Você pode adicionar nas receitas de biscoitos, pães, sopas, bolos, tortas, sucos, vitaminas e feijão, por exemplo, sem alterar o gosto das preparações”, comenta Vilela.

Porém, a ingestão diária consumida deve ser de até 3 colheres de sopa, já que a quantidade de fibras recomendada por uma pessoa adulta é de aproximadamente 30g. “Quem consome farelo precisa se lembrar de beber bastante água, já que a quantidade de fibras pode causar o ressecamento do bolo fecal”, alerta o médico.




Cuidado: há contraindicação
Assim como certos alimentos, o farelo de trigo deve ser evitado por pessoas celíacas, já que contém glúten em sua composição. “Pessoas com obstrução do trânsito intestinal, ou com dificuldade de absorção intestinal, quadros inflamatórios intestinais ou abdominais agudos, por exemplo: apendicite, e indivíduos desidratados, com dificuldade para engolir ou produzir saliva devem evitar o consumo”, recomenda Vilela.

Receitas de Pão

Receitas de Biscoitos e Bolachas e Cookies

Sem comentários: