sábado, 20 de junho de 2015

Cabelo fraco? Falta de vitaminas!

As causas podem ser várias.....

Vitaminas essenciais para a saúde dos cabelos:

Ferro 
Vitaminas do Complexo B 
Vitamina A (em excesso provoca queda)
Vitamina D
Anti-Oxidantes - vitamina A, C e E
Zinco 
Proteínas
Biotina 


1.Ferro:
          A falta de ferro no organismo não provoca apenas a anemia, mas também contribui para a queda dos  cabelo. As pessoas que têm deficiência de ferro pode ter a queda de cabelo acentuada. Aumentar a ingestão de ferro promove  uma mudança significativa no crescimento do cabelo.
https://nutricaovegetariana.wordpress.com/2010/03/06/ferro/
https://nutricaovegetariana.wordpress.com/2010/10/13/dicas-para-aumentar-a-absorcao-de-ferro/

2. Vitamina B:
        Fortalece os folículos capilares tornando-o menos propenso a perdas e  danos. Comer alimentos com teor de vitamina B vai aumentar o crescimento do cabelo e reduzir a sua queda.

3. Zinco:
      As melhores fontes vegetais de zinco são as leguminosas (como feijão, grão-de-bico, ervilhas), frutos secos (como noz, caju, amendoins), sementes e flocos de aveia.
https://nutricaovegetariana.wordpress.com/2010/03/06/32/

4. Anti oxidantes:
        Anti-oxidantes, mais popularmente conhecido como vitamina A, C e E, tais vitaminas  são geralmente  tomadas para ter uma pele mais bonita. Essas vitaminas,  além de promover uma pele mais saudável, evita a queda  de cabelo e estimula o crescimento dos fios,  pois ajuda a  eliminar as toxinas do organismo além de  estimular o sistema imunológico.

5. Vitamina A:
           Embora seja  parte do grupo de anti-oxidantes, a vitamina A quando tomado em excesso leva à queda de cabelo e uma vez que esta  não é solúvel em água, pode ser fatal em alguns casos. Portanto, é aconselhável fazer o check up com um nutricionista  para saber se esta sendo demais ou de menos.

6. Proteínas:
           Na verdade, ela compõe 90% da estrutura do cabelo. Junto com vitaminas do complexo B.  É uma das principais vitaminas  que fazem o cabelo ficar forte e resistente contra danos.
 https://nutricaovegetariana.wordpress.com/2010/03/06/proteina/

7- Acido pantotênico ou vitamina B5:
         É  mineral essencial para a saúde do couro cabeludo. É também um dos principais componentes das células no organismo e auxilia na conversão do alimento em energia. os folículo de nossos cabelo podem começar a  cair sobre na falta desse nutriente em nosso corpo que também resulta em prisão de ventre e outras doenças. Pode ser encontrado encontrada no milho, abacate e cereais.

8- Biotina (Vitamina H)
      É a vitamina mais popular na ajuda contra  queda de cabelo. Esta vitamina é parte do complexo B e tem sido comprovada para evitar a queda de cabelo. Outro benefício da biotina é que ele ajuda a evitar os indesejáveis cabelos brancos.  


Alimentos que Evitam a Queda e Fortalecem o Cabelo

Frutos secos e sementes. Estes alimentos são ricos em ácidos gordos insaturados como o ómega 3 e  6, essenciais para manter a estrutura capilar. Por outro lado, estas gorduras humedecem o cabelo. Da mesma forma, estes alimentos contêm selénio, um mineral antioxidante que ajuda na elasticidade.

Passas: uma grande fonte de ferro, que é essencial para um sistema circulatório saudável. Circulação e o fluxo sanguíneo é importante para o crescimento do cabelo, porque ajuda a estimular os folículos pilosos. Passas também são uma boa fonte de vitamina C, que melhora a absorção de ferro.

Nozes: Os ácidos gordos essenciais(omegas) são um importante nutriente para a saúde do cabelo, e as nozes são uma grande fonte de ácidos gordos. Suspeita-se que estas boas gorduras têm propriedades anti-inflamatórias, e que ajudam a reforçar o cabelo. Nozes também contêm Biotina e Selênio.

Castanha do Pará: a melhor fonte de selênio, uma importante grande fonte vegetariana de selênio, vitamina E, zinco, cálcio, cobre.

Morangos, framboesas e outros frutos vermelhos. Estas frutas contêm antioxidantes naturais, assim como vitamina C, que evitam a acção dos radicais livres que costumam envelhecer tanto a pele como o cabelo.

Grãos integrais:  fornecem uma grande fonte de vitaminas do complexo B, além de ferro e zinco. Todos estes nutrientes são essenciais para promover o crescimento saudável do cabelo.

Germen de trigo. Este cereal é rico em aminoácidos e vitaminas do complexo B, assim como minerais antioxidantes. Este alimento não só fortalece o cabelo, mas também evita que se quebre e perca força. Este cereal é ideal para evitar a queda do cabelo e dar elasticidade e brilho.

Levedura. Da mesma forma que o germen de trigo, aporte aminoácidos para manter a estrutura do cabelo, minerais e vitaminas do complexo B que dão brilho, elasticidade e suavidade.

Vegetais de folhas verdes: Comer vegetais de folhas verdes, como Espinafre, couve e Acelga fornece o corpo com vitaminas essenciais para o cabelo, como as Vitaminas A e Vitamina C, que ajuda os folículos pilosos produzirem sebo. As folhas verdes também contêm Biotina, Cálcio e Ferro.

Feijão: proteína é essencial para o cabelo saudável e o feijão são uma grande fonte de proteína magra. Eles também fornecem grande quantidade de Biotina, Ferro e Zinco.

Abacate: contém várias benefícios para o cabelo, incluindo Vitaminas do Complexo B, Vitamina E, beta-caroteno, Cobre, Vitamina C, e gorduras saudáveis.

Rebentos de Alfafa: uma excelente fonte de sílica, B6, B1, vitamina C e vitamina E. Eles também são ricos em proteína, zinco, cálcio e ferro. Para obter mais brotos em sua dieta, tente misturá-los com Bananas, couve, alface e morangos.


Fortalecer os cabelos



Com um pincel próprio para fins capilares, ou mesmo com as pontas dos dedos, aplique o óleo de rícino no couro cabeludo, massajando a área aplicada. Quando o couro já estiver húmido pelo óleo, procure estendê-lo para todo o comprimento dos fios. Coloque algumas gotas na palma da mão, espalhe bem e aplique nas pontas, que costumam ser as mais danificadas. Durma com o cabelo assim e, caso deseje, lave bem no dia seguinte. Repita o procedimento 3 vezes por semana.





Sem comentários: