sábado, 13 de junho de 2015

Que tipo de anemia? Deficiência só de ferro? B12?


Causas:
Deficiência de ferro (Anemia ferropriva)
Deficiência de vitamina B12 (Anemia perniciosa, difilobotríase)
Deficiência de folato

- Quais os valores de  ferritina e ferro séricos?

Eu suplementaria, é a forma mais rápida de curar a anemia e pode e deve claro consumir alimentos ricos em ferro.
Alimentos mais ricos em ferro
Fontes de Ferro

-  para sua maior absorção (pH ácido do estômago, vitamina C)
- os que a prejudicam (cereais - efeito quelante, chás, café, refrigerantes, proteína do leite e do ovo)


As plaquetas baixas podem dever-se também a carência de vitamina K (fontes: hortaliças, vegetais verdes folhosos, frutas e óleos vegetais)

Perante uma descida das plaquetas é necessário ingerir alimentos com uma alto grau de vitaminas e minerais, que ajudarão o nosso corpo a gerar mais trombócitos.

É necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida. Deverá incluir na dieta alimentos como os espinafres, agrião, urtigas, lentilhas, pimento vermelho e goiaba.

A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, a melhor forma é come-los num caldo ou num creme de vegetais.

O alho também é um alimento ideal para subir as plaquetas, prepare uma sopa de alho ou acrescente-o a um creme de vegetais que sugerimos (de aipo e cenoura, por exemplo).

A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão, salsa. Uma boa sugestão para os pacientes que estão mais fracos é administrar a fruta através de um sumo refrescante.

Sem comentários: