segunda-feira, 22 de junho de 2015

Espinafres: como congelar?


Uma excelente sugestão do blog "economiacadecasa"

É bom ter amigos que se lembram de nós. Que ligam a perguntar se queremos espinafres. E que nos vêm trazer cá a casa os ditos....  E tudo de produção caseira.
Como sabia que não ia consumir os espinafres nos próximos tempos resolvi logo prepará-los para congelar para depois utilizar.  
Deixo aqui como apontamento a maneira como tenho preparado os espinafres para congelar. Depois de os arranjar, separando as folhas dos caules grossos, lavei-os muito bem em várias águas. Coloquei depois uma panela ao lume com água e sal e assim que a água levantou fervura coloquei os espinafres previamente escorridos e deixei cozinhar cerca de 3 minutos. Depois escorri-os bem e espremi para que libertassem toda a água. Até aqui nada de novo. Depois de bem espremidos coloquei montinhos em cuvetes de gelo, de modo a ficar com espinafres “separados” e fáceis de usar na quantidade desejada. Depois congelei as cuvetes e assim que os cubinhos de espinafres ficaram congelados coloquei-os num saco de congelação, ficando assim com espinafres prontos a usar, quase da mesma forma como aqueles que já compramos congelados nas grandes superfícies. A grande vantagem é que usamos muito mais facilmente a quantidade que necessitamos para as nossas preparações culinárias. 
E vocês, também fazem assim? O que acham desta sugestão?

Sem comentários: