sexta-feira, 12 de junho de 2015

Aromáticas para Bebés e Crianças


As clássicas:

Salsa(anemia);
Coentros(estimulante do apetite);
Manjericão, Hortelã/Menta, Poejos, Funcho, Erva Doce(cólicas);
Rosmaninho, Tomilho, Alho(antioxidante);
Oregãos, Alecrim(em bolachas)


Gripe - Infusão tomilho ou infusão de alfazema

Acalmar em momentos de doença da criança: algumas gotas de óleo essencial de alfazema no ar

Baixar febre: infusão de erva-principe

Funcho - Ideal para combater cólicas das crianças e azia. As folhas podem ser adicionadas à sopa ou a purés. As suas sementes (onde as suas propriedades benéficas estão mais concentradas) juntar a saladas. Uma infusão fraca ajuda a lavar os olhos quando atacados por algo. (*1)

Salsa - pelo seu elevado teor em ferro, ajuda a combater anemias. Promove a descida do leite, após o colostro, e ajuda o corpo a libertar toxinas.

Por isso, incorporem estas ervas aromáticas na vossa alimentação e das vossas crianças tendo apenas alguns cuidados fundamentais:

- Comprar de agricultura biológica, seca ou fresca, sabendo que neste último caso deverá usar uma quantidade maior;

- Usar pouca quantidade para não camuflar o sabor particular dos alimentos;

- Nos preparados culinários, ser adicionada 5 minutos antes do cozinhado estar pronto.

- E como sempre digo: variar a sua utilização para tirar melhor partido das diversas potencialidades que todas oferecem.


Dica: e porque não aromatizar, em casa, açúcar ou sal? Basta comprá-las, preferencialmente secas, e deixar cerca de 3 semanas no meio do sal ou açúcar, tapado...

(*1)

O chá de funcho/erva doce é bom para dar ao bebê que já não mama no peito quando ele sofre de cólicas causadas pelos gases e para aumentar a produção de leite materno. Veja como fazer o chá de funcho:

1 cháv/xícara de água fervente;
1 colher (chá) sementes de funcho ou 5 g de folhas verdes de funcho

Adicionar as sementes ou as folhas de funcho numa xícara de água fervente, tampar e esperar amornar. Coar e beber a seguir.

O funcho/erva-doce é rico em fibras, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sobre, sódio e zinco, e possui propriedades antiespasmódicas sendo muito eficaz no combate aos distúrbios gastrointestinais. Ele melhora a digestão, combate os gases e pode ser utilizado por todas as idades.

Chá de funcho para bebê

O chá de funcho é bom para parar a cólica do bebê que já não mama no peito mas não deve ser utilizado sem orientação médica, nem em grandes quantidades. Para os bebês que mamam exclusivamente no peito, a solução pode ser a mãe beber o chá de funcho, pois ele passa através do leite.

Para parar a cólica do bebê pode-se:

Dar ao bebê que já não mama no peito cerca de 2 a 3 colheres de chá de funcho;
Realizar um suave massagem, com movimentos na direção de cima para baixo especialmente no lado esquerdo da barriguinha do bebê;
Colocar uma bolsa de água morna sob a barriga do bebê e deixá-lo deitado momentaneamente de barriga para baixo.
Contudo, se após 1 hora de tentativas, os pais não conseguirem acalmar o bebê deve-se ligar para o pediatra e explicar a situação.

Se nos 2 primeiros meses do bebê, ele apresentar cólicas constantes, com vômito e o bebê ficar muito inquieto ou muito parado, pálido, com os olhos arregalados mas sem febre, pode ser que ele esteja sofrendo de uma invaginação dos intestinos, popularmente chamado de "nó nas tripas" e neste caso não se deve dar nenhum remédio para dor ou para cólica pois pode mascarar este sintoma e agravar a situação.

Para que serve o chá de funcho

Os benefícios do funcho incluem:
 prevenção da azia; alívio dos enjoos; redução dos gases;
 ajuda na digestão; tem efeito laxante; abre o apetite;
 aumenta a produção de leite nas mães e combate a tosse.

Sem comentários: