segunda-feira, 11 de maio de 2015

Criar um jardim de ervas aromaticas

As ervas aromáticas despertam a curiosidade e o interesse dos miúdos porque envolvem completamente os sentidos. Que melhor motivador para as investigações do estudante do que as plantas que são bonitas, cheiram bem e podem transformar simples tomates em molho de pizza? Acontece que as suas histórias de vida também são fascinantes. Afinal, estas plantas humildes foram os primeiros medicamentos, os primeiros conservantes de alimentos e os primeiros cosméticos dos seres humanos primitivos. E isto é só o começo.
A palavra "erva" evoca visões de chás calmantes ou das pintinhas verdes no molho de esparguete, mas o que é afinal uma erva aromática? Algumas pessoas definem-nas como qualquer planta ou parte da planta utilizada como ingrediente de sabor, fragrância, ou cura. Na verdade, as especiarias poderiam caber na mesma definição. Aqui está a diferença: As ervas aromáticas são geralmente definidas como plantas de clima temperado, cujas folhas são colhidas para serem utilizadas. As especiarias, por outro lado, tendem a ser de origem tropical; usamos as suas raízes (gengibre), frutos (vagem de baunilha), flores (cravos), sementes (pimenta), ou cascas (canela). Ambas diferem de outras plantas porque contêm algum ingrediente ativo que é útil para nós. Mas o papel real destas adaptações é ajudar a própria planta a sobreviver no seu ambiente - ou seja, defender-se de ser comida!
Estas plantas aromáticas podem ser um tema fascinante para uma aula sobre crescimento. São fáceis de criar e têm uma infinidade de usos. Muitas também oferecem sustento para os insetos polinizadores. Pense em usar um jardim de aromáticas para estimular os sentidos e investigações, trazer a literatura para a vida, ou inspirar projetos de trabalhos manuais. Podem também tornar-se uma forma de estudar as relações entre pessoas e as plantas em diferentes épocas históricas ou regiões.

Materiais
Podem cultivar-se as ervas aromáticas em canteiros na horta, de preferência intercaladas com o cultivo de outros vegetais mas também é possível fazê-lo em vasos ou caixas ao ar livre ou atá dentro da sala de aula sob lâmpadas ou no peitoril das janelas.
Escolha entre os seguintes materiais em conformidade.
  •     ferramentas de jardinagem ( garfos, pás, ancinhos)
  • sementes, plantas ou partes da planta (ver a Tabela de crescimento de ervas aromáticas abaixo)
  • vasos ou caixas  para sementeira, substrato , lâmpadas fluorescentes
A criação de um jardim de ervas aromáticas
aromaticas1

1.    Planeie a ideia
Onde quer que esteja a cultivar as ervas - ao ar livre na horta ou em recipientes ou na sala de aula - você e seus alunos devem refletir sobre o papel que se pretende que eles desempenham. Pretende-se misturar as plantas aromáticas com legumes e flores ou criar camas separadas ou recipientes apenas para as ervas? Pretende-se plantar uma mistura de ervas para estimular os sentidos dos visitantes? Tencionam ter um tema especial para a plantação das ervas? Aqui estão algumas ideias temáticas para despertar o seu pensamento:
Vinagres de ervas (ou molho de saladas)  - plantas boas para este efeito incluem o estragão, o cebolinho, o manjericão, o endro, o alecrim, o tomilho e a erva-cidreira.
Ervas míticas - Os alunos podem achar engraçado aprender como as ervas eram usadas nos "velhos" tempos. Por exemplo, acreditava-se que o alecrim acalmava as crianças desobedientes e que sálvia era utilizada para pintar os cabelos grisalhos! O tomilho, os orégãos, a salsa e a segurelha também podem ser encontradas nos jardins de antigamente.
Ervas para esparguete  – Pense em cultivar as ervas aromáticas necessárias para este prato preferido das crianças: orégão, o manjericão, o alho, a salsa. (A erva-doce também dá um sabor excelente!)
Chás de ervas - Os estudantes podem querer secar, embalar e vender os seus próprios chás de ervas, ou simplesmente bebê-los. A camomila, a erva-cidreira, a hortelã e a hortelã-pimenta são bons (e seguros) candidatos
Jardim de ervas de Pedro Coelho- Inspirado por esta história popular, os alunos podem cultivar algumas das ervas referidas na história: hortelã, alecrim, salva, hissopo, camomila, tanaceto, alfazema, erva cidreira.
Ervas aromáticas - Considere estes candidatos particularmente bem cheirosos: manjericões, alecrim, hortelã, alfazema, tomilhos, erva-cidreira, orégãos, camomila, segurelha.
Ervas em recipientes - Se tenciona cultivar as ervas em contentores, pode tentar estas plantas fáceis de criar: tomilhos, hortelã, salsa, manjericões, sálvia, manjerona, orégãos.

2.    Preparar o solo
A maioria das ervas aromáticas requerem condições de cultivo semelhantes: um mínimo de seis horas de sol por dia e solo moderadamente rico com boa drenagem. Para melhorar a estrutura do solo e drenagem, os alunos devem usar ancinhos ou pás para remover o solo a uma profundidade de 8 a 12 centímetros antes do plantio. Se se estiver a plantar numa área com solos pobres em nutrientes, secos, pesados, ou mal drenados, deve adicionar-se um pouco de matéria orgânica, como o composto, antes do plantio. Remexer o solo para formar uma cama fina e regular, o que é particularmente importante se se está a cultivar a partir de sementes.
aromaticas2
3.    Semear, plantar
As ervas podem ser anuais, semeadas todos os anos, como o manjericão; bienais , requerendo duas estações de crescimento, como a salsa; ou perenes , que voltam a crescer ano após ano, como o tomilho. Geralmente, as ervas anuais e bienais devem ser semeadas diretamente na horta ou em recipientes dentro de casa (para transplante). Em alternativa, pode-se comprar as plantinhas. (Os alunos podem guardar as sementes produzidas pelas plantas que cultivaram para o ano seguinte.) Poderão comprar-se, ou receber como doação, plantas herbáceas perenes ou propagá-las a partir de estacas ou divisões. A  Tabela de crescimento de ervas aromáticas, abaixo, destaca as melhores maneiras de semear ou plantar as diferentes ervas.
Semear - Se quiser adiantar-se um pouco à estação pode começar a semear as ervas aromáticas no interior, sob luzes ou janelas ensolaradas e depois transplantá-las para a horta. Use os mesmos tipos de recipientes e substrato que usaria para outras plantas de interior. Para incentivar sementeiras saudáveis, mantenha o substrato húmido de maneira uniforme até que as sementes germinem, mantenha as luzes 10 a 15 cm acima das plantas e regue abundantemente as sementes quando o substrato se mostrar seco ao toque. As sementes das aromáticas são geralmente pequenas, por isso devem ser dispostas à superfície (ver as instruções dos pacotes de sementes para profundidades de plantio).
Antes de transplantar as plantinhas para o exterior, convém "robustecê-las" para as acostumar a condições exteriores mais severas. Isto consegue-se colocando as plantas no exterior por períodos progressivamente mais longos em cada dia, começando com poucas horas e aumentando para um dia inteiro ao longo de cerca de uma semana.
Plantar  – É possível comprar plantas jovens de ervas aromática nos viveiros, ou desenterrar brotos ou ramos de plantas perenes adultas na primavera. Algumas aromáticas podem também ser reproduzidas a partir de estacas. Para fazer isso, cortar ramos saudáveis com 10 a 15 cm. Retire as folhas da metade inferior do corte e plante as estacas em substrato dentro de casa sem solo ou em areia húmida numa área com sombra ao ar livre. Regue delicadamente e cubra o recipiente com um saco de plástico até que apareça um rebento superior. Mantenha as estacas ao abrigo do sol direto, para que não aqueçam demasiado nesta “estufa” que é o saco de plástico.
O modo como irá dispor as suas plantas vai depender das plantas que tiver escolhido e do seu tema. As ervas aromáticas, como a maioria das plantas, ficam mais saudáveis se houver boa circulação de ar, por isso reserve o espaço suficiente prevendo o seu tamanho em adultas. (Os catálogos, os pacotes de sementes e os viveiro indicam os compassos adequados para cada planta).
aromaticas3
4.    Colheita!
Podem colher-se as mais ervas continuamente, logo que a planta tenha folhagem suficiente para sustentar o crescimento. Colha as plantas já desenvolvidas para recolher as sementes, por exemplo, endro, cominho e coentro, à medida que os frutos mudam de cor verde para castanho ou cinzento, mas antes de elas se dispersarem no chão. Se os alunos quiserem secar ervas para usar ou vender como temperos para a cozinha, devem espalhá-las n uma única camada em bandejas ou telas, ou pendura-las em feixes com elásticos para manter os caules juntos. Coloque as ervas num local escuro, bem ventilado, até que estejam completamente secas. Armazene-as no escuro, em recipientes hermeticamente fechados.
Erva aromáticaDias para germinaçãoComo começar
Manjericão5-10Sementes/plantas
Nepenta4Sementes/plantas
Alcaravia14+Sementes
Cebolinho7Sementes/mudas
Camomila7Sementes/Plantas
Coentros9Sementes
Agrião7Sementes
Endro ou aneto5Sementes
Funcho6Sementes
Alho---dentes
Alfazema---plantas
Erva-cidreira7sementes/mudas/plantas
Mentas---Plantas/Mudas
Chagas5Sementes
Orégãos30+Semenetes/mudas/plantas
Salsa20+Sementes(pré-molhadas/plantas
Alecrim20+Sementes/mudas/plantas
Sálvia28+Sementes/plantas
Segurelha5Sementes/plantas
Estragão---Plantas
Tomilhos20+Plantas/sementes
aromaticas4

Sem comentários: