domingo, 24 de maio de 2015

Cascas, Talos, Folhas e Sementes



As partes dos alimentos que geralmente desprezamos - Casca, talo, sementes e folhas - chegam a ser mais nutritivas que as polpas

O livro Cozinhando sem Desperdício (editora Alaúde) da italiana Lisa Casali, apresenta 130  receitas com as partes que normalmente são recusadas pelos cozinheiros. Tudo para provar que de lixo elas não têm nada, rendendo pratos sustentáveis e saborosos.

Mas, antes de começar a usá-las, adiantamos que é preciso caprichar na higienização, já que certas áreas tendem a ser mais expostas a agrotóxicos, caso dos talos e das cascas. “retire os pesticidas usando uma escovinha e água para lavar bem os vegetais”, recomenda Lisa.

“Depois, coloque os alimentos em recipientes de vidro ou louça e deixe-os de molho em uma solução à base de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções da embalagem. Feito isso, basta ter criatividade para vencer o tabu e encher a mesa de nutrientes.

Os talos são cheios de fibras, vitaminas e minerais. Logo, vale a pena aproveitar os talos de alcachofra, brócolis, espinafre e afins para fazer quiches, pães e bolos.

As folhas podem ser usadas em receitas de tortas, farofas, cuscuz, recheios e sopas, entre
outras. Dentro do corpo, essas substâncias são convertidas em vitamina A, nutriente que
apura a visão e reduz a formação de placas nas artérias. Sem contar que cada folha tem sua particularidade: a do rabanete apresenta muito selênio, um poderoso antioxidante; a da couve-flor possui fósforo, um protetor da memória; e da beterraba acumula potássio, mineral que regula a pressão arterial.

As cascas da goiaba apresenta altas doses de polifenóis, inimigo do envelhecimento celular, e o nitrato, que em porções moderadas, é benéfico para as artérias.

As cascas da cenoura, do abacaxi e da laranja também merecem destaque, porque oferecem potássio, cálcio, fósforo e vitamina C. A da banana é outra cheia de potássio, vitaminas e fibras, ajuda no controle do apetite e na perda de peso. Esses ingredientes podem fazer parte de sucos, bolos, doces, geleias e farinhas.

fonte cuidandodocorpo

Cozinha ética sem desperdício - Receitas

Sem comentários: