terça-feira, 11 de março de 2014

COMO LIMPAR A CASA COM BORATO DE SÓDIO?

O borato de sódio é uma  substância 100% natural e muito económica com várias aplicações úteis devido às suas propriedades desinfetantes e antifungicas.
limpar casa borato de sódio
O Borato de sódio é um mineral muito útil retirado diretamente do solo. As suas propriedades desinfetantes fazem com que seja frequentemente utilizado no fabrico de cosméticos, detergentes e outros produtos de higiene pessoal e doméstica. Embora seja tóxico em grandes quantidades ele é também empregue na culinária principalmente como espessante.
Na verdade, a toxicidade do borato de sódio é semelhante à do bicarbonato de sódio e sal, apenas se manifestando mediante  uso abusivo prolongado.
O borato de sódio é um ingrediente natural, não cancerígeno e não é absorvido pela pele podendo por isso ser manuseado com segurança.
Ele é comercializado em farmácias sob a forma de saquetas sendo geralmente muito económico (cerca de 50 cnts 30g).
Para limpar a casa
A combinação borato de sódio + limão é muito utilizada como produto de limpeza. O borato é alcalino funcionando bem na remoção de gorduras e óleos. A acidez do limão trata por sua vez da sujidade mais seca e entranhada.
limao-e-borato
Corte um limão em metades. Mergulhe a metade do limão diretamente no pó de borato.
metade-do-limao-e-borato
Utilize a metade do limão como esfregão na limpeza de bacias de casa de banho, balcões de cozinha e outras superfícies.
limao-superficie
Para nódoas mais entranhadas ou ferrugem esfregue com o limão e de seguida deite um pouco de sumo de limão e deixe atuar por cerca de 30 minutos. De seguida enxague com água.
O borato mantém as superfícies estéreis impedindo a multiplicação de bactérias.
Multi-superfícies
garrafa-spray
Pode ainda fazer o seu próprio detergente líquido multi-superfícies. 

2 chávenas de água
2 chávenas de vinagre
1/4 colher (+/- uma colher de café) de borato de sódio

Misture a água e o borato e leve ao microondas até ficar quente. Retire e mexa até que os cristais de borato se dissolvam completamente. Junte o vinagre e mexa. Coloque numa garrafa de spray e está pronto a usar.

Sem comentários: