sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Combata a retenção de líquidos


Sente-se inchada, pernas pesadas e aumentou de peso sem razão aparente? Sabia que a culpa pode ser da retenção de líquidos?

Embora a retenção de líquidos afete sobretudo as mulheres durante o ciclo menstrual ou pós-menopausa, refletindo-se em inchaço e aumento de peso, e apesar das causas poderem estar associadas a algumas doenças como mau funcionamento dos rins, incapacidade do coração em bombear o sangue e problemas circulatórios, a boa notícia é que, na maioria das vezes, a retenção de líquidos pode ser evitada de forma simples, bastando, para isso, alterar hábitos de vida!

Dicas para combater a retenção de líquidos de forma natural:

- A retenção de líquidos pode levar ao aumento de peso, já que se elimina um volume inferior de líquido relativamente ao total ingerido. Por isso, é essencial aumentar o consumo de ingestão de líquidos, idealmente até 2 litros de água por dia. Ingira outros líquidos como chás e batidos de frutas, para estimular a diurese.

- Reduza a quantidade de sal na alimentação, principalmente nas refeições feitas depois das 18 horas. Lembre-se que é o excesso de sódio que faz o corpo reter líquido e ficar com aspeto inchado. Uma ótima sugestão é trocar o sal refinado pelo sal marinho, que mantém os micro-organismos perdidos no processo de refinação.

- Para não perder o sabor dos alimentos com a redução do sal, acrescente algumas ervas frescas ou secas nos pratos: manjericão, alho, cebolinha, alho seco, noz-moscada, pimenta vermelha, canela, gengibre, etc.

- Evite alimentos industrializados, pois quanto mais natural for a alimentação, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Use e abuse das verduras, legumes e frutas.

- As verduras com maior poder diuréticosão o aipo, a salsa, o chuchu, o agrião, o pepino, o repolho, o tomate, a berinjela, a cenoura, os espargos, a alcachofra e a alface.

- Alho, cebola, rúcula, couve, tomate, alho francês e abóbora também facilitam a circulação e diminuem a retenção de líquidos, assim como a salsa, rica em vitaminas e minerais, que ajuda a digerir os alimentos mais pesados, atuando como diurético.

Sem comentários: