domingo, 15 de dezembro de 2013

TPM - Alimentos permitidos e proibidos

TPM

Nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Moraes dá todas as dicas sobre quais alimentos deve-se evitar e quais são sempre bem vindos naqueles dias. "Os sintomas da TPM são indicadores de um desequilíbrio orgânico. Necessitamos de nutrientes para produzir neurotransmissores e substâncias anti-inflamatórias. Por isso, na falta desses nutrientes, a TPM é piorada. Uma dieta balanceada pode atenuar os sintomas e ajudar as mulheres a enfrentarem esta fase de maneira mais equilibrada."

CONSUMA

Os alimentos diuréticos, que diminuem a retenção de líquido; os alimentos anti-inflamatórios, que amenizam as dores nas mamas; e aqueles ricos em fibras, em magnésio, em vitamina E e em vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso favorecendo a liberação de serotonina, substância que ajuda a melhorar o humor e a saciar o apetite. Exemplos:

Aveia e cereais integrais - Por serem fontes de magnésio, auxiliam no combate à retenção de líquidos.

Frutas, especialmente melancia e melão, e verduras - São ricas em vitaminas e em minerais, além do alto teor de água, o que ajuda a regular os hormônios femininos e a combater a TPM.

Alcachofra - Também ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

GergelimSemente de gergelim e folhas verde-escuras - São ricos em cálcio, mineral que ajuda a aliviar as cólicas e o mau humor.

Semente de linhaça - Um anti-inflamatório natural, ajuda a reduzir as cólicas e a retenção de líquidos. Tanto as sementes de linhaça quanto as cápsulas de linhaça são ricas em ômega-3, gordura que melhora a pele, protege contra inflamações, cólicas, inchaço e alterações de humor.

Chá de calêndula, barbatimão e agoniada - Servem para relaxar e combater o inchaço. Também o morango, a melancia e a salsa.

Nozes e castanhas - Possuem gorduras poliinsaturadas que ajudam a combater a inflamação.

LeguminosasLeguminosas, como lentilha, grão-de-bico, feijão e soja - São boas fontes de vitaminas do complexo B, importantes na metabolização e eliminação de toxinas, aliviando os sintomas da TPM.

Óleo de prímula - Fitoterápico vendido nas farmácias que pode amenizar os sintomas da TPM considerada leve. Tem ação anti-inflamatória.

Chocolate amargo - Aqueles com 70% de cacau possuem flavonoides, substâncias que combatem os processos inflamatórios.

Figo, banana e beterraba - Possuem altos teores de magnésio que reduz os sintomas físicos, pois possui ação anti-inflamatória.


EVITE

Frituras, alimentos estimulantes, que retêm líquido, que comprimem os vasos sanguíneos ou que atrapalham a absorção de outros nutrientes. Exemplos:

Chocolate ao leite - Devido à presença do leite, esse tipo de chocolate atrapalha a absorção de outros nutrientes importantes, como o ferro.

Sal - Retém líquido, favorecendo o inchaço nas pernas e mamas.

Açúcar - Favorece o aumento de peso.

CaféCafé - Contém cafeína, que aumenta a ansiedade, a irritabilidade e a instabilidade emocional.

Refrigerantes - Além da cafeína e do açúcar, comtém sódio, que aumenta o inchaço.

Álcool - Atua no fígado, diminuindo a disponibilidade de glicose (açúcar) no sangue, aumentando a vontade de comer doces, além de provocar cansaço, dores de cabeça e depressão.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Sem comentários: