segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Farinha de Alfarroba como substituto de Cacau




A farinha de alfarroba é conhecida como um substituto de cacau devido à sua semelhança em cor e sabor ao cacau em pó. Mas, quando comparamos um produto com o outro, vemos que, na realidade, a farinha de Alfarroba possui muitas vantagens em relação ao cacau.

O cacau têm elevado teor em lipídeos (cerca de 23%), enquanto que na farinha de Alfarroba esse teor é inferior à 1%.

A gordura do cacau é essencialmente constituída de ácidos graxos saturados e além disso, o cacau contém dois alcalóides – a cafeína e a teobromina – fortes estimulantes do sistema nervoso e do rítmo cardíaco.

Esses alcalóides são capazes de serem passados para bebês em fase de aleitamento através do leite materno. O cacau também possui a feniletilamina que é um composto que pode provocar enxaqueca e reações alérgicas. Já a farinha de Alfarroba não possui nenhum destes compostos.

A farinha de Alfarroba contém, em média, 48 a 56% de açúcar (sendo essencialmente sacarose, glicose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 0,2 a 0,6% de gordura, 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100g) e de fósforo.

Quando, em uma receita, se decide substituir o cacau pela farinha de alfarroba, deve-se retirar um pouco da quantidade de açúcar e adicionar um pouco mais de gordura, devido à alta concentração de açúcares da farinha de Alfarroba e seu baixo conteúdo lipídico.

Você poderá substituir até 50% da participação do cacau em sua receita, ao utilizar a farinha de Alfarroba, com isso, pode-se conseguir reduções significativas no seu custo final.

A farinha de alfarroba confere ainda cremosidade, brilho e viscosidade aos produtos onde é utilizada como ingrediente.
Ela é um ingrediente com alto conteúdo de carboidratos naturais que representa 80% do produto. Nutricionalmente, esta farinha não contém anticorpos alergênicos nem teobromina e está isento de estimulantes cafeínicos, com baixo conteúdo de gordura.

A farinha de Alfarroba contém as Vitaminas A, B1 e B2, cálcio, magnésio e ferro. E Possui uma ampla gama de aplicações na indústria alimentícia, em confeitarias, sorvetes, bebidas, xaropes e medicamentos.

Se utilizar-se de grandes quantidades de farinha de Alfarroba no seu produto final, o resultado pode ser um produto com um sabor e aroma muito característicos que pode ser combinado com o cacau, a baunilha, avelãs e etc.

Para que o produto fique com o sabor melhorado, aconselha-se a utilização de aroma de cacau, quando substituir-se totalmente este pela farinha de Alfarroba. Mas, quando em substituição parcial a esta adição de aroma fica à cargo do próprio desenvolvedor do produto.

A farinha de Alfarroba por ser um produto com alto teor de açúcares, naturalmente, dá ao produto final um sabor equilibrado entre o doce e o amargo, diferentemente do cacau que possui um sabor essencialmente amargo, sendo necessário a adição de uma quantidade significativa de açúcar.

Sem comentários: