domingo, 4 de março de 2012

Como congelar temperos e vegetais


Não se esqueçam que, seja qual for o alimento, depois de descongelado já não pode ser congelado novamente.

Embalagem a utilizar
Ao guardarem os alimentos no congelador devem escolher embalagens que impeçam o alimento de estar em contacto directo com o ar frio, evitem a passagem de cheiros, não se rasguem com facilidade e que soltem facilmente o produto quando se quer usar. Podem por isso usar daqueles sacos de congelação que há à venda ou então, como eu, recipientes em plástico, próprios para congelador (vejam nas características do recipiente) que tenham uma tampa que feche hermeticamente. Para os líquidos há também uns recipientes e sacos próprios para congelação, mas tenham cuidado pois os líquidos expandem quando congelam e por isso têm de ter uma margem de pelo menos 2 cm da borda.

Alimentos que podem congelar

Cebola
Dura até 6 meses no congelador
Há várias maneiras de congelar cebola: picada, às rodelas e aos cubos. Colocam num saco retirando o ar ou numa caixa e depois é ir usando conforme a necessidade. As cebolas cortadas as rodelas podem já ser separadas em pequeninas doses individuais em saquinhos para não custar a separá-las.
Outra maneira interessante que se pode fazer com a cebola é preparar uma pasta para usar, composta por 1 parte de alho para 3 partes de cebola para 10 de sal. Tritura-se tudo e guarda-se no frigorifico e aguenta cerca de 20 dias.

Temperos verdes
Dura até 6 meses no congelador
Devem ser lavados, secos e depois picados. Uma maneira simples de picar a salsa é juntando os raminhos e ir cortando com uma tesoura.
Pode colocar dentro de couvetes com azeite/óleo vegetal ou caldo de legumes e congelar. Use sempre que precise e não estragam.

Tomate
Dura até 12 meses no congelador
Podem ser cortados aos cubos e colocados num recipiente.

Pimentos
Podem ser picados ou cortados em cubinhos. Os verdes costumo cortar em tiras. Devem ser sempre lavados e limpos antes de cortar.

Outros
Também costumo lavar e limpar e depois cortar em cubos grandes e congelar outros alimentos, como courgetes e abóbora.

Alimentos que não devem congelar

Saladas
Gelatinas
Pudins
Batatas cozidas
Todos os alimentos que libertem muita água

Sem comentários: