segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reduzir o colesterol

Por certo já sabe que o colesterol elevado é um dos principais factores de risco da doença cardiovascular. E que 2 em cada 3 pessoas portuguesas tem o colesterol elevado. Mas sabia que reduzir ou eliminar os hábitos tabágicos, aumentar os níveis de actividade física e ingerir alimentos fortificados com esteróis vegetais, podem contribuir para a melhoria dos valores de colesterol total e colesterol-LDL?
Avalie os seus níveis de colesterol sanguíneo com regularidade e, se os valores forem elevados, discuta com o seu médico a possibilidade de incluir na sua dieta alimentos fortificados com esteróis vegetais.

A grande incidência de doenças cardiovasculares em Portugal é uma realidade que não deixa ninguém indiferente (até porque todos nós conhecemos alguém nestas circunstâncias…). Por isso tem despoletado a investigação de estratégias terapêuticas e comportamentais – tanto do ponto de vista dietético, como em outras dimensões do estilo de vida – orientadas para a redução deste grave problema de saúde pública.

De facto, a relação entre os hábitos alimentares e os níveis de colesterol sérico e LDL-colesterol, factores de risco que mais têm contribuído para esta situação, é alvo de investigação desde longa data. Entre as descobertas realizadas nas últimas décadas, destaca-se o papel que os esteróis vegetais desempenham na redução da absorção do colesterol e melhoria dos níveis de colesterol na circulação sanguínea.

Estes esteróis estão presentes em muitos dos nossos alimentos – como os frutos, vegetais, sementes, cereais e óleos vegetais – mas em quantidades insuficientes para afectar os valores de colesterol no sangue. No sentido de colmatar esta necessidade, a indústria alimentar tem desenvolvido vários produtos alimentares fortificados com maiores quantidades de esteróis vegetais - como é o caso de alguns tipos de leite e iogurtes - que têm apresentado excelentes benefícios para a saúde quando ingeridos na dose e momentos recomendados. Assim, sobretudo se faz parte dos 70% de portugueses que tem colesterol elevado, aconselhe-se com o seu médico e complemente a sua terapêutica (se for caso disso) com alimentos fortificados com esteróis vegetais.

Procurar também adoptar uma alimentação pobre em ácidos gordos saturados e aumentar os seus níveis de actividade física; hábitos que no seu conjunto podem aumentar os valores de HDL (preferencialmente para valores superiores a 45 mg/dl) e reduzir os valores de LDL (preferencialmente para valores inferiores a 130 mg/dl) no sangue.

• Faça exercício físico com regularidade. A actividade física moderada – como a marcha rápida, jogging, natação ou um circuito de bicicleta - ajuda na manutenção dos valores de HDL em níveis elevados e na mobilização dos triglicerídeos.

• Reduza ou elimine a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, como é o caso dos lacticínios gordos, carnes vermelhas, charcutaria e óleos de palma e de coco. Por outro lado, privilegie as gorduras insaturadas, especialmente presentes no azeite e no óleo de girassol, entre outros.

• As gorduras presentes em alimentos processados e embalados (bolachas, tortas, biscoitos, batatas fritas), são também exemplos de gorduras menos saudáveis e que não favorecem o perfil lipídico.

• Se tem o colesterol elevado e não sabe em que alimentos encontrar os esteróis vegetais, procure esta designação nos rótulos dos alimentos, especialmente os cremes vegetais para barrar, leite e iogurtes.

• Como o mecanismo de actuação dos esteróis vegetais consiste na competição com o colesterol ao nível do intestino, dificultando e/ou impedindo a sua absorção, procure ingerir os alimentos enriquecidos nestes substratos em simultâneo com as principais refeições.

• Para complementar a acção dos esteróis vegetais na redução dos níveis de colesterol, ingira alimentos ricos em fibras solúveis, como as frutas, legumes, aveia, sementes e vegetais.

Sem comentários: