sábado, 29 de janeiro de 2011

Dê um chega pra lá na ferrugem das panelas de ferro

ReproduçãoComidas feitas em panelas de ferro fundido são sem dúvida mais gostosas, especialmente saborosas. Este tipo de panela proporciona o cozimento de alimentos de forma diferenciada. O calor da chama do fogão não fica somente na base da panela, ele se propaga por inteiro, em torno de toda a panela, mantendo assim a temperatura em todos os alimentos por mais tempo.

Além de darem um sabor delicioso às receitas, as panelas de ferro possuem outras vantagens. Elas não deformam com o calor e propiciam uma economia de gás ao manterem por mais tempo o alimento quente. Estudos também mostram que este tipo de utensílio ajuda a evitar o aparecimento de anemia, sendo assim bastante recomendado a vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças.

Um dos únicos pontos negativos das panelas de ferro é a fácil tendência de enferrujarem. Saiba a seguir o que fazer para conservá-las ou como eliminar a ferrugem que já se impregnou na panela.


Evite a ferrugem

1. Ferva água e vinagre por uns 3 minutos e depois com sabão e palha de aço dê uma boa esfregada na panela.

2. Seque as panelas no forno para evitar umidade e pontos de ferrugem.

3. Após lavar e secar suas frigideiras e panelas de ferro coloque dentro delas, deixando em contato com o fundo, um filtro de café. O filtro irá absorver toda umidade, evitando que seu utensílio enferruje.

4. Você também pode, após secagem dos utensílios de ferro, limpá-los com um guardanapo de papel untado com óleo alimentar


Saiba o que fazer se já enferrujou

Opção I: Passe suco de limão rosa. Aguarde pelo menos 30 minutos, enxágue e lave novamente com palha de aço ou bombril com detergente.

Opção II: Lave com bicarbonato de sódio. Colocar no forno bem quente para secar, deixar esfriar e passar uma leve camada de óleo antes de guardar.


Dicas

- Tome cuidado ao lavá-la. Quando esfregada vigorosamente com a esponja de aço, um tipo de ferrugem passa para o alimento, que depois de absorvida, oxida a gordura do nosso corpo, favorecendo a obstrução das artérias.

- Prefira as que têm cabo de madeira, evitando as queimaduras e facilitando a manipulação dos alimentos.

Fonte: www.organizesuavida.com.br

1 comentário:

ric disse...

olá, por favor, esclareça-me sobre o seguinte: a ferrugem é de tom levemente amarelado? Quais as cores do ferrugem? Será que a minha panela de ferro tem ferrugem? Ela tem levemente esse tom... obrigado, ric