sábado, 7 de agosto de 2010

Troque os produtos químicos por vinagre

venagre.jpg
O vinagre pode ser um excelente produto de limpeza, além de não agredir o meio ambiente

Da próxima vez que for limpar a casa, pense em substituir alguns produtos de limpeza tradicionais por vinagre. Essa substância é um extraordinário agente de limpeza e desinfetante. E o que é melhor: é barato e totalmente natural.

No banheiro

Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre. Deixe secar, borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso seja necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.
Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.
Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por uma hora, então limpe com uma esponja úmida.
Despeje vinagre no vaso sanitário e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos, esfregue as áreas manchadas e dê descarga.

Na lavanderia

Para dissolver chiclete grudado na roupa ou qualquer tecido, molhe a área com vinagre e deixe por um tempo (para resultados mais rápidos, aqueça o vinagre antes). Com cuidado, puxe o chiclete para removê-lo.
Manchas de chocolate podem ser removidas com uma parte de vinagre para duas de água. Passe a mistura com uma esponja e limpe a mancha com panos de limpeza até que seja totalmente removida.
Para remover manchas de vinho tinto limpe a área manchada o mais rápido possível e salpique uma pequena quantidade de sal. Deixe agir por 15 minutos. Você notará o sal se tornar rosa, já que ele absorve o vinho do tecido. Depois limpe a área toda com uma mistura de 1/3 de xícara de vinagre e 2/3 de xícara de água.

Na casa

Para limpeza geral em tapetes e carpetes, use a mesma proporção de água e vinagre. Umedeça a esponja na solução e passe levemente sobre o tapete. Deixe o tapete secar antes de utilizá-lo novamente.
Para lustrar madeira, adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.
Solução de vinagre e água morna limpa as vidraças e não deixa riscos nem marcas. Os vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

Outras dicas

Uma esponja embebida em solução de vinagre diluído afasta insetos de espelhos e vidraças.
As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.
Fonte

Produtos de Limpeza Ecológicos

1 comentário:

ARTFLOR disse...

Olá!
Nós da ARTFLOR - Associação Riograndense de Terapia Floral estamos seguindo seu blog.
Se tiver e quiser add, aqui está nosso perfil no orkut.
www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9840668112477436502
E pode seguir nosso blog também!
www.artflor-rs.blogspot.com
Ficariamos muito felizes! Um abraço e até mais!