domingo, 1 de agosto de 2010

Incompatibilidades alimentares

As incompatibilidades alimentares (in + compatível = não compatível) são conflitos bioquímicos que resultam da ingestão de certos alimentos na mesma refeição.

Um exemplo clássico de incompatibilidade alimentar é o da digestão das proteínas, sobretudo a de origem animal, que ocorre pela ação de enzimas que atuam num meio ácido enquanto os alimentos ricos em amido (batatas, massas, cereais, etc) exigem um meio alcalino. Quando ingeridos conjuntamente, ocorre a neutralização da acidez. Isso impede a digestão completa das proteínas e gera resíduos tóxicos no organismo. Por isso se aconselha a não ingerir simultaneamente hidratos de carbono e proteína.

Indicam−se de seguida algumas regras cuja observação poderá evitar digestões lentas, transtornos gastrointestinais, sonolência, dores de cabeça, azia e intoxicações do sangue e do tecido celular.


ALGUMAS REGRAS relativas a Incompatibilidades Alimentares


Proteína OU amiláceos (alimentos ricos em amido)


Os dois juntos, é de evitar, pelo que já se disse antes.


Frutas com verduras NÃO !

As frutas não ligam bem com as verduras, porque os ácidos das frutas impedem a absorção dos sais minerais das verduras. As frutas deverão ser consumidas isoladamente, de preferência antes das refeições.


Frutas doces e outros doces com gorduras e oleaginosas: cuidado com o fígado !

As frutas doces (frescas e secas) e outros alimentos açucarados (bolos, compotas e mel, por exemplo) não combinam bem com as gorduras (azeite, óleos, manteiga, etc.) nem com as oleaginosas (amêndoas, avelãs, nozes, pinhões...) porque os acúcares, ao misturarem−se com as gorduras, provocam uma fermentação alcoólica que atinge o fígado, podendo provocar dores de cabeça.
Algumas frutas doces (ou não-ácidas): banana (fresca e seca), figo (fresco e seco), maçã branca, mamão, tâmara, cana-de-açúcar; frutas hídricas: melancia e melão.


Frutas ácidas VERSUS amiláceos

As frutas ácidas não devem misturar-se com alimentos farináceos ou ricos em amido (com digestão alcalina), porque os ácidos das frutas impedem o desdobramento do amido em maltose e glicose e, ao provocar a permanência dos alimentos no intestino mais tempo do que o necessário, provoca aumento das fermentações intestinais.
Algumas frutas ácidas: abacaxi, ameixa fresca, acerola, caju, cidra, damasco, framboesa, laranja, llimão, maçã Fuji, maçã verde, marmelo, romã, tangerina, tomate, lima.
Algumas frutas semi-ácidas: ameixa (fresca ou seca), cereja, diospiro, goiaba, maçã, manga, maracujá, morango, nêspera, pera, pessego, uva.


Leite com clara de ovo NÃO !

O leite provoca uma menor secreção do suco gástrico, pelo que dificulta a digestão estomacal da gema do ovo (não da clara) e de outras proteínas.


Feculentos com farináceos NÃO !

Os alimentos feculentos (batatas, inhame e mandioca, por exemplo) não devem misturar-se com os farináceos (pão, arroz, massa, etc.) porque têm tempos de digestão diferentes; a ingestão conjunta provocará maiores fermentações intestinais tóxicas.

Fonte:
http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/outros_alimentos_saudaveis/index.html

Para saber mais:

http://www.psiquiatrianutricional.com.br/adicional/ralimentar1.htm

http://www.caferomano.org/qualivida/alimentacao/cyro1.html#Combinacoes

http://www.escola-amor.com.br/artigos/a3.php

http://www.medicinaealimentacao.com/?id=5&INCOMPATIBILIDADE-vs-COMPATIBILIDADE-ALIMENTAR

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1506&Itemid=127

http://www.comidaviva.com/

http://www.helenismos.com/naturismo/001_sistemas-alimentares/combinacao-alimentos.html






“Dicas” práticas para a compatibilidade alimentar

As regras seguintes são orientações gerais, adaptáveis a cada pessoa, que sintetizam as cautelas a ter na compatibilidade alimentar dos diferentes produtos ingeridos:

> os vegetais combinam bem entre si, com hidratoa de carbono ou com proteínas;

> as frutas deveriam ser consumidas sozinhas, de preferência antes das refeições e não depois;

> não misturar frutas ácidas com frutas doces;

> evitar a mistura de hidratos de carbono de qualidades diferentes;

> de preferência, não misturar hidratos de carbono com proteína animal;


PREJUDICIAL À SAÚDE É…

… misturar gorduras e açúcares: predispõe a acumulações de toxinas, de mucosidades, e à formação de fungos na origem de doenças degenerativas!



Fonte: http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/outros_alimentos_saudaveis/index.html

Sem comentários: