domingo, 1 de agosto de 2010

Cuidado com as misturas.

Elas podem ser traiçoeiras com o seu organismo!
Veja abaixo os exemplos de combinações que impedem a absorção dos nutrientes e que devem ser consumidos com moderação para que não haja deficiência no organismo.


Cálcio + Ferro: o cálcio e o ferro são nutrientes que competem entre eles para serem absorvidos, pois nosso organismo não consegue aproveitar os dois ao mesmo tempo, onde um será absorvido e outro será desprezado. Assim, o organismo fará proveito apenas daquele que mais estiver precisando.

Cálcio - Importante na formação e manutenção dos ossos e dentes, evitando a fragilidade dos mesmos. Sua ausência pode provocar deformidades ósseas. Forma e mantém os ossos saudáveis. Atua no mecanismo de coagulação do sangue, além de controlar os impulsos nervosos e as contrações musculares.
Fontes .:cereais de trigo integral, legumes, agrião, folhas de batata-doce, caruru/bredo, melado, espinafre, folhas de nabo, couve-chinesa.

Ferro - Importante na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia. Atua na formação da hemoglobina (pigmento do glóbulo vermelho que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos).
A falta de ferro é a mais comum de todas as deficiências nutricionais, principalmente para crianças menores de 2 anos, meninas adolescentes, grávidas e idosos.
Fontes .: soja, feijão, frutas secas, cereais, lentilha, folhas verde-escuras e beterraba.

Cálcio + Cafeína: a cafeína (presente no café, mate e refrigerantes à base de cola) afeta a absorção do cálcio no organismo, assim como a xantina (substância que contém nos achocolatados) reduzindo o potencial deste nutriente.

Cálcio + Gordura excessiva: ingerir gordura em excesso juntamente com o cálcio, provoca uma reação, formando um tipo de sabão, que reduz o cálcio disponível para absorção.
Assim, os alimentos gordurosos (frituras e algumas preparações) devem ser evitados para que haja uma diminuição nas calorias das dietas e prevenir o colesterol, além de ajudar na absorção do cálcio no organismo.


Atenção: mistura perigosa!

As frutas, apesar de serem muito boas para a saúde geral, podem virar verdadeiras bombas de fermentação intestinal quando consumidas junto com determinados alimentos:

Frutas e cereais: banana amassada com aveia ou germe de trigo.
Frutas e leguminosas: uma salada de frutas após um belo prato de arroz e feijão.
Frutas e alimentos gordurosos: fondue de frutas e chocolate.

Fonte

Como misturar os alimentos
O que não podemos misturar porque liga mal

Limão e outras frutas ácidas e vinagre, não combinam com tomates, castanhas, bananas, cereais, feculentos e legumes secos.

Frutas não combinam com: hortaliças, porque frutas têm açucares e ácidos; as hortaliças contêm sais minerais e fermentam demais.

Cereais não combinam com: feculentos em gerais. Por exemplo, pão com batata doce ou batata inglesa, provoca fermentações pútridas, porque um digere antes do outro.

Cereais e feculentos, não combinam com frutas com: frutas ácidas. Ex. laranjas com pão (que vem do cereal). Provoca fermentação ácida e prejudica o sangue.

Oleaginosa, azeite e óleos, não combinam com: frutas doces e açucares, porque produzem fermentações alcoólicas, sobrecarregando o sangue de produtos nocivos.

Fruta doce, não combina muito bem com fruta ácida, porque provocam fermentações inconvenientes.


Sem comentários: