segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chá vermelho

Chá verde, branco e agora vermelho! Se você se interessa por assuntos relacionados à saúde e emagrecimento, certamente já ouviu falar do chá vermelho, mas você sabe qual a diferença em relação aos outros tipos de chá?
O chá vermelho, assim como o verde e o branco é de origem chinesa, extraído da mesma planta Camellia Sinensis. A diferença em relação aos outros é o modo como é processado, o grau de fermentação.
O chá vermelho fica armazenado por mais tempo, e é nessa etapa que adquire a sua coloração característica.
Possui sabor mais forte, não tão amargo como o chá verde e nem tão doce como o chá branco. É composto por substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento, podem reduzir os níveis de colesterol no sangue, são fontes de vitaminas, entre outros benefícios provenientes desta planta.

Sobre sua ação em relação ao emagrecimento, não há estudos que comprovem nada cientificamente, alguns textos dizem que este tipo de chá pode “queimar gorduras”, mas é necessário que sejam realizados mais estudos para que comprove tal afirmação.

Pelas propriedades presentes, assim como o chá verde e o branco, podem ser inclusos em seu cardápio, apenas cuidado com a quantidade, se for excessiva pode ser prejudicial.

cha-vermelhoSe o seu intuito é reduzir peso, além de beber o chá vermelho, não esqueça de outras atitudes: comer de forma saudável e moderada, praticar exercícios físicos e beber água.

Chamado de “devorador de gorduras”, o chá vermelho, é uma das variedades do chá verde (do qual também se tira o chá branco).

Para se obter o chá vermelho é preciso uma maturação de 60 anos das folhas comprimidas e armazenadas em barris, em condições muito especiais.

Confira os benefícios deste chá para a saúde e o bem-estar:
- Acelera o metabolismo do fígado;
- Favorece a redução do colesterol;
- É depurativo;
- É desintoxicante, usado em tratamentos adelgaçantes e de beleza;
- É antidepressivo;
- Facilita a digestão.

Como consumir
O ideal é tomar, no mínimo, quatro xícaras ao longo do dia, evitando o chá no período noturno, já que a cafeína, substância presente em grandes quantidades, pode atrapalhar o sono.

Existem contra-indicações?
Pouquíssimas. Apenas gestantes, pessoas com gastrite e com arrítimia cardíaca não devem consumí-lo.

Sem comentários: