sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sabia que a semente de linhaça é fonte de Omega 3?

Esta sementinha apresenta benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.
Oriunda da Ásia, a semente de linhaça pertence à família Linácea . Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom.
Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.
A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega3 e ômega6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação da população. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Lignana
Lignana, que é um composto fito-químico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa. A linhaça é a fonte mais rica de lignana encontrada.

Fibras
As fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal. Ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea e previnem o câncer de colon. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3g de fibras.

Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
Este tipo de gordura é antioxidante e proporciona benefícios ao organismo, como: impedir a formação de placas de ateroma e consequentemente prevenir doenças cardiovasculares; ajudar na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue; renovação celular; estimula a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins; diminui ainda a retenção de líquidos e actua no sistema imunológico.

Vitaminas e minerais
A semente de linhaça tem vitamina A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Cada uma dessas vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano.

Foi realizado um estudo sobre alguns benefícios do uso da semente de linhaça na constipação, menopausa e tensão pré-menstrual, com 30 mulheres, onde verificou-se que a semente de linhaça é benéfica no combate à constipação. Em relação à menopausa seriam necessários que outros estudos fossem realizados para comprovar os efeitos positivos, mas sobre a TPM os resultados foram insatisfatórios. (comigo resultou)

Forma de preparo
Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é tostada, moída ou triturada. Você pode incluir em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc. (eu uso em tudo)

Normalmente, eu deixo de molho 1-2 colheres de sopa num copo com água mineral durante a noite. No dia seguinte trituro e bebo em jejum. Dizem que não é agradável mas eu gosto do sabor, até de óleo de linhaça gosto (o meu neto adora), que uso todos os dias para temperar a comida, Em TUDO! E fico super satisfeita quando vejo o resultado do meu HDL que é na faixa dos 60-70 (tenho 56 anos!)



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


A lipoproteína de alta densidade (em inglês: High Density Lipoprotein - HDL) faz parte da família das lipoproteínas. É chamada de "colesterol bom", porque acredita-se que ela seja capaz de retirar ateromas das artérias.

O HDL transporta colesterol dos tecidos do corpo humano ao fígado.




Sem comentários: