sábado, 26 de junho de 2010

O que as cores podem fazer pela saúde da mulher? Descubra!



ARCO-ÍRIS
Manter uma alimentação equilibrada e variada ajuda a prevenir deficiências nutricionais e proteger contra doenças, pois contribui com o fortalecimento do organismo. E as cores proporcionam grande diversidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes, essenciais para a saúde.
De acordo com o nutricionista Thomas Taylor, do Oba Hortifruti, alimentos verdes, como rúcula, pepino, abobrinha, alface e abacate, possuem clorofila, substância que pode ajudar a prevenir perda de cabelo e doenças cardiovasculares.
Já a cor vermelha indica a presença do licopeno, que ajuda na prevenção do câncer e dificulta a degeneração das células. "Tomate, morango, beterraba e melancia são alguns exemplos", lembra o nutricionista.
Importantes para a manutenção dos tecidos e cabelos, os alimentos de cor laranja atuam, ainda, no metabolismo das gorduras e contém betacaroteno, elemento que ajuda a manter o bronzeado da pele.
Enquanto isso, a cor amarela é aliada da saúde e da beleza: contribui com a imunidade do organismo, elasticidade da pele e fortalecimento de unhas e cabelos.
Para equilibrar o organismo, reduzir o colesterol e manter o bom funcionamento do intestino, as fibras dos alimentos marrons dão uma mãozinha. "Oleaginosas, como amêndoas, avelãs e castanhas são bons exemplos", afirma Thomas.
Já a cor branca, presente em alimentos como mandioca, nabo e coco, é a melhor fonte de cálcio, que contribui para a saúde dos ossos.
Para completar o colorido, o roxo ajuda na prevenção da degeneração celular e de doenças cardiovasculares. Além disso, pode contribuir no tratamento da obesidade.


Pimentão verdevermelho ou amarelo
Qual escolher? Decida-se e confira a receita!

Verdevermelho ou amarelo, os pimentões estão presentes em vários tipos de pratos, dos simples aos mais elaborados. Além de oferecer um colorido especial à mesa, os vegetais têm muito a contribuir com a saúde.
Para saber qual cor escolher na hora da compra, o nutricionista Diego Soares explica as propriedades e benefícios de cada pimentão. "O que define as cores e as propriedades nutricionais dos pimentões é seu tempo de colheita. Os vegetais são verdes e tornam-se vermelhos ou amarelos quando maduros", explica Diego, do Oba Hortifruti.
Rico em betacaroteno, o vermelho tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres.
Já o amarelo é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, enquanto o vermelho possui apenas 180 miligramas. Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado devido ao acúmulo de carboidratos.
Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquanto o vermelho possui 26 e o amarelo, 27.
Ao escolher os pimentões dê preferência aos mais firmes, lustrosos e com o cabo verde.
Para higienizá-los, em casa, lave-os em uma bacia com dois litros de água e três gotas de detergente. Depois, coloque-os em uma mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária, por cinco minutos. Enxágue-os em água corrente. Se for armazená-los na geladeira, seque-os bem.
O uso dos pimentões é mais comum em pratos salgados. Entretanto, o nutricionista Diego sugere algo diferente: a geléia de pimentão vermelho, saborosa e fácil de preparar.

Geléia de pimentão:
Ingredientes:
10 pimentões vermelhos
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal


Modo de preparo:
Retire a pele e as sementes dos pimentões, corte-os em quadrados e deixe-os descansar em uma vasilha por quatro horas. Escorra-os e reserve o suco que se soltou. Processe os pimentões rapidamente sem deixar que virem purê. Leve-os ao fogo com o vinagre, o açúcar, o suco que estava reservado e o sal. Cozinhe até o ponto de geléia. Sirva fria.


De bem consigo
Melão, espinafre e até pimenta: o que os alimentos podem fazer por você?

"Ingerir frutas frescas e saladas, assim como beber a quantidade adequada de água, chás ou sucos naturais, auxilia o organismo a preservar uma temperatura corporal agradável", aponta.
Ele explica que com o aumento da transpiração, além de perder líquidos, o corpo também elimina sais minerais importantes como sódio, potássio e magnésio. Por isso, a necessidade de uma alimentação correta. "Mais do que repor os líquidos perdidos pelo suor, as frutas e vegetais contém antioxidantes que ajudam a proteger nosso corpo dos danos causados pelo sol e outros agentes agressores típicos do verão, como o cloro das piscinas", completa.
Uma alimentação diferenciada é importante para manter o corpo hidratado no verão. "Tão importante quanto água, sucos ou outros líquidos, os alimentos garantem que o corpo fique confortável mesmo com as altas temperaturas comuns desta época do ano", explica o nutrólogo Nataniel Viunisk, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).


Nataniel Viunisk aproveita para indicar algumas opções de alimentos hidratantes para o verão:

- Melão: Todos os frutos dessa família são excelentes fontes de sais minerais. No entanto, o melão tem aproximadamente o triplo de potássio do que o encontrado na melancia, por exemplo. Além disso, a cor amarelo-alaranjada dos melões é proveniente do betacaroteno, um poderoso antioxidante.

- Mirtilo: Doce e deliciosa, essa frutinha contém componentes que podem auxiliar a reduzir inflamações na pele causadas pelo excesso de sol. Também são ótimas fontes de vitamina C.

- Espinafre: As folhas do espinafre contêm bastante água e possuem grande quantidade de magnésio. A luteína, pigmento que tinge as folhas de verde, é um antioxidante que ajuda a proteger a pele e olhos da excessiva exposição ao sol.

- Pimenta: Alimentos apimentados no calor? Sim! Além de boa fonte de vitamina C, as pimentas estimulam a transpiração. O suor quando evapora da pele ajuda a diminuir a temperatura corporal. Gengibre e alho também possuem esse efeito, em menor escala.
 

Fonte: pesquisas na net

Sem comentários: