quarta-feira, 23 de junho de 2010

Garfadas de bom humor


Além de fornecer energia para o nosso corpo, alguns alimentos são capazes de reduzir as tensões do dia a dia e deixar a vida mais alegre

Há muito tempo, os antigos pensadores já intuíam o que as pesquisas de hoje revelam: determinados alimentos são antídotos poderosos para curar os males do corpo. No longínquo século 5 a.C., o médico grego Hipócrates (460 a.C.- 377 a.C.), considerado o pai da medicina ocidental, já proclamava "que a comida seja o seu remédio". Mais de mil anos depois, Maimônides (1135-1204), filósofo e médico judeu, pregava que qualquer doença curável por meio de alimentos não deveria ser tratada com remédios.

O que eles não sabiam, porém, é que a comida também tem o poder de alterar nosso estado de espírito. "Alimentos ricos em carboidratos - como massas, banana, milho, lentilha e pão - estimulam a produção de serotonina", explica a nutricionista Claudia Gonzaga, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC). "Esse neurotransmissor, responsável por regularizar o sistema nervoso, proporciona a sensação de bem-estar, calmaria e bom humor." E ainda tem mais: ele ajuda a regular o sono, reduz a ansiedade e a sensação de fome.

O ômega 3 é outro integrante da lista de nutrientes que podem melhorar a saúde e o humor. Estudos mostram que o aumento no consumo de alimentos ricos em ômega 3, reduz as taxas de mortalidade. Isso acontece porque esse tipo de alimento possui uma grande quantidade de ácidos graxos, que têm uma ligação direta com a modulação do humor.

A equação contrária também é verdade. Ou seja, segundo a nutricionista Beatriz Botequio, da empresa de consultoria nutricional Equilibrium, de São Paulo, sensações como cansaço, sono e mau humor podem ser causadas justamente pela falta de alguns nutrientes no seu prato. Para driblar a falta de pique, Beatriz dá dicas muito simples: no café da manhã, coma carboidratos integrais. No lanche, castanhas, sementes ou frutas. No almoço e no jantar, vegetais coloridos, grãos integrais.

Para dar um toque especial na hora das refeições, aprenda a fazer três pratos, elaborados por diferentes chefs de cozinha, que levam ingredientes benéficos ao corpo e à alma. Para comer e ser feliz, veja aqui os pratos preparados por três chefs que levam ingredientes bons para o humor.

Sem comentários: