sábado, 13 de agosto de 2016

Alimentos que protegem a pele dos danos do sol


A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. A radiação ultravioleta promove alterações cutâneas que podem ir desde a atrofia da epiderme ou hiperqueratose a doenças como o cancro da pele. Além do uso de protectores solares (fotoprotectores externos), alguns nutrientes (fotoprotectores internos) podem ajudar a reduzir os riscos.

Uma dieta rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e ingestão de água adequada, aliada a boas horas de sono e à prática de actividade física, pode reverter os danos causados pelo sol e melhorar a qualidade da pele. Conheça os alimentos que podem ajudá-lo a proteger a pele dos danos do sol.


1. Chá verde
Fornece catequinas que bloqueiam os danos que a radiação ultravioleta produz no ADN, segundo os estudos realizados com pele humana.

2. Toranja
Rica em astaxantinas, poderosos antioxidantes que se encontram em outros alimentos com tom rosado. Estes pigmentos protegem eficazmente dos raios UV. Frutas cítricas: Além de serem ricas em vitamina C, as frutas como laranja e limão contêm limoneno, um nutriente com propriedades antioxidantes.

3. Chocolate negro
Ao contrário do chocolate de leite, o conteúdo do cacau preto apresenta uma alta composição em flavonóides que retardam o envelhecimento celular causado pela luz ultravioleta. Quanto mais conteúdo em cacau tem um chocolate e menos processado é, mais protege do sol.

4.  Cenoura e Batata-Doce
O alimento protector mais popular. A cenoura é rica em caratenóides tal como os brócolos, os agriões e as couves de Bruxelas, um pigmento que protege as plantas da exposição solar continuada e que faz o mesmo com a sua pele.
O betacaroteno é o pigmento vermelho-alaranjado encontrado em muitas frutas e vegetais, incluindo cenouras e batatas doces. O betacaroteno tem sido comprovado para reduzir o risco de queimaduras solares. Comer estes alimentos regularmente "protege significativamente a pele contra queimaduras solares".

5. Amêndoa
Rica em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros factores ambientais que geram radicais livres – em quantidades aumentadas levam ao envelhecimento precoce.

6. Cacau
Contém flavonóides, antioxidantes capazes de melhorar a aparência de peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a pele em geral e promove maior resistência aos efeitos dos raios UV.

7. Semente de linhaça
Seus ácidos gordos ómega-3 melhoram a aparência das manchas, ajudam a minimizar as linhas de expressão e promovem hidratação.

8. Espinafre
Rico em ácido fólico, reforça a capacidade da pele se renovar, prevenindo o envelhecimento.

9. Tomate Melancia e Mamão
Tomate, melancia e mamão têm algo em comum. Todos contêm uma substância chamada licopeno que não se limita a proteger contra vários tipos de cancros, mas também pode reduzir o risco de doenças cardíacas e tem sido usado para combater o HPV, a catarata e a asma. Num estudo feito no Reino Unido, a pasta de tomate foi especificamente estudada para descobrir os seus efeitos sobre a pele. Os resultados do estudo descobriram que o licopeno no tomate, de fato, protege contra os danos do sol a curto e a longo prazo. Alguns outros alimentos ricos nessa fonte são a toranja rosa, goiaba, caqui, pimenta em pó, couve roxa, salsa seca e manjericão. Então adicione alguns tomates frescos, salsa e manjericão na massa que cozinha.
O tomate quando aquecido liberta o licopeno, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios UV. Ricos em licopeno, um carotenóide que está sendo estudado por sua capacidade de proteger a pele contra os danos solares. O licopeno actua como um reflector dos raios UVA e UVB. Além disso, é antioxidante, contribuindo no combate dos radicais livres, do envelhecimento precoce e do câncer de pele. As suas oxidações actuam como se tingissem a pele internamente mesmo sem a presença dos raios solares, dando um aspecto bronzeado e dourado, e ainda contribui para a duração da cor.

10. Castanha-do-pará
É rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.

11. Romãs
São fonte de ácido elágico, um polifenol responsável pela coloração vermelha da fruta. O ácido tem potente propriedade antioxidante que age contra os possíveis danos causados pelo sol.

12. Frutas vermelhas
Mirtilos e framboesas também contêm altos níveis de ácido elágico, e ajudam a prevenir e atenuar manchas. Estudos ainda apontam que esse ácido pode aumentar em até 25% o factor de protecção do filtro solar que você espalha na pele. Morangos são ricos em Vitamina C, óptima para melhorar a defesa do organismo e combater o envelhecimento precoce. Facilita a absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.

13. Uvas vermelhas
Também são ricas em quercitrina. Você pode colocá-las no congelador e terá um delicioso aperitivo gelado para os dias quentes.

Sem comentários: